quarta-feira, 28 de março de 2018

Dia mundial de conscientização do autismo será lembrado com realização de palestras em Queimados

Prefeitura conta com 11 salas de recursos além de um núcleo de atenção ao estudante voltado para crianças com necessidades especiais
Foto: Divulgação PMQ
Leandro Machado- O dia mundial de conscientização do Autismo será comemorado com destaque em Queimados, na Baixada Fluminense. O assunto é sério e recebe uma atenção especial no município. Na próxima segunda-feira (2), quando a data é comemorada, a prefeitura local vai realizar, através das secretarias municipais de Educação, Saúde e Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, diversas atividades alusivas ao tema, como palestras e debates.
A partir das 9h, a Secretaria Municipal de Educação vai realizar uma palestra no Teatro Municipal Metodista (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu), com a presença de Ulisses da Costa Batista, pai de uma criança autista, e nome de destaque na causa. O evento vai debater a Lei Berenice Piana que trata sobre a “Lei 12.764 – Direitos das Pessoas com autismo”.
Para atender a demanda de pessoas autistas no município, a Secretaria Municipal de Educação conta com 11 salas de recursos, que atendem alunos das 33 unidades da rede pública municipal de ensino; Outro polo que faz um atendimento de qualidade é o NAE (Núcleo de Atendimento ao Estudante), que é um programa que identifica problemas relacionados à aprendizagem apresentados pelos alunos do ensino básico. O objetivo é proporcionar a eles condições adequadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.
Ciente da necessidade da conscientização da população sobre o autismo, o Secretário Municipal de Educação, professor Lenine Lemos, destacou a importância da data: "Muitas vezes o preconceito se inicia dentro de casa, os pais não sabem lidar com o autismo. Este evento vem para que sociedade entenda sobre todos os direitos do autista. Vamos receber um pai que lida com esta situação todos os dias e é um ícone na luta pelas crianças com necessidade desta atenção especial", disse.

Já as Secretarias Municipais de Saúde e Direitos Humanos e Promoção da Cidadania, junto com a Coordenadoria de Polícias Públicas para Pessoas com Deficiência, irá realizar uma palestra sobre o autismo, às 10h, no auditório da Universidade Estácio de Sá  (Rua Eloy Teixeira, 165, Centro). O médico especialista em doenças raras, Dr. João Gabriel Daher e a neuropediatra, Roberta da Silva, irão explicar a doença, sintomas, forma de tratamento e como a família pode ajudar esse paciente. O evento é aberto ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.