sexta-feira, 20 de julho de 2018

Abastecimento reforçado em Queimados

Cedae inaugura booster Austin-Queimados que irá regular a pressão na rede de distribuição de água dos reservatórios da cidade
  
Leandro Machado - O município de Queimados ganhou um reforço e tanto para o abastecimento de água em 16 bairros. Nesta quarta-feira (20), o Governo do Estado, através da CEDAE (Companhia Estadual de Água e Esgoto), realizou a cerimônia de inauguração do novo booster (conjunto de bombas que regula a pressão na rede de distribuição de água) Austin-Queimados, que beneficiará cerca de 2 milhões de moradores.
Esta é mais uma etapa do conjunto de intervenções para melhorar o abastecimento na região. Em maio, foi feita a interligação da adutora Austin-Queimados, de 1.200 milímetros (mm) de diâmetro, com a tubulação de recalque de 800 mm do novo booster. No último dia 5 de julho, foi inaugurado o reservatório Queimados I, beneficiando cerca de 90 mil famílias em Queimados.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, do Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, do vice-prefeito Machado Laz, do presidente da CEDAE, Jorge Briard, do Secretário de Estado do Ambiente, Marco Aurélio Damato, entre outras autoridades. O booster atenderá quatro reservatórios: Austin, Queimados I, Queimados e Camburi. A automação do booster com os reservatórios é por sensores de nível, controladores de fluxo e medidor de vazão.
O booster Austin-Queimados reforça o abastecimento nas localidades de Austin, em Nova Iguaçu, e Jardim do Trevo, Santa Rosa, Vila São João, Meu Ranchinho, Santo Expedito, Vila Americana, Vila Nascente, Campo da Banha, Santa Catarina, Centro, Inconfidência, Parque Farias, Vila do Tinguá, Vila das Porteiras, Vila das Mangueiras e São Humberto, em Queimados.
O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, falou sobre a importância da parceria entre os governos Municipal e Estadual para a população: “Sabemos o quanto uma parte dos moradores sofre com a falta d’água. No projeto, a prefeitura desapropriou os terrenos em locais estratégicos para que os reservatórios fossem construídos. Essa união é fundamental para que os munícipes sejam os principais beneficiados”, ressaltou.
O novo booster - com três conjuntos de motor-bombas de 400 Cv cada, sendo uma reserva - que atende diretamente os municípios de Nova Iguaçu e Queimados, é parte do pacote de obras de R$ 3,4 bilhões, já em andamento, destinado ao Programa de Abastecimento de Água da Baixada Fluminense e ao Novo Guandu, que visa ampliar o fornecimento de água para toda a região.

Um comentário:

  1. A partir desse dia, a água deixou de ser fornecida a vários bairros de Austin. Já contactei a Cedae mas até agora ainda não souberam o porque e nem quando o abastecimento será normalizado. Estamos a menos de dois meses das eleições, vale tudo para aparecer alguns candidatos que " conseguem resolver os problemas".Agora só nos resta pagar por caminhões pipa, que curiosamente, são abastecidos na própia Cedae.

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.