terça-feira, 31 de julho de 2018

Saúde de Queimados promove prevenção e teste rápido de Hepatite

Ação está inserida na programação do Dia Mundial de Luta contra Hepatite comemorado no último sábado
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Para conscientizar a população sobre as formas de transmissão e tratamento dos diferentes tipos de hepatites virais, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma ação de prevenção nesta terça-feira (31), no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). Na ocasião, foram realizados 40 testes rápidos para detectar hepatite B e C e os resultados saíram em menos de 30 minutos. 
A ação foi em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no último sábado (28). A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, explica as diferentes formas de transmissão da doença. “A hepatite A é propagada por meio de água e alimentos contaminados pelo vírus. Já as B e C são por meio de sangue e secreções (relações sexuais, transfusão de sangue, compartilhamento de alicates de unha, agulhas), entre outros”, esclareceu a gestora.
Foto: Thiago Loureiro
O casal Armando Lopes e Edneuza da Silva, ambos de 67 anos, estavam no CETHID para atendimento médico e aproveitaram para fazer o teste rápido. O resultado foi negativo para os dois. “É sempre bom está prevenido e fazer os exames para saber se nossa saúde está em dia. Sempre que tem ações de prevenção como essa eu participo”, declarou Edneuza, moradora de Engenheiro Pedreira.

Para realizar o teste rápido da Hepatite ou de outras doenças sexualmente transmissíveis, basta procurar o Programa de DSTs, na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu (anexo ao CETHID), de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS. Outras Informações: (21) 2665-1963.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.