quinta-feira, 5 de julho de 2018

Saúde de Queimados promove palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis para moradores de condomínio habitacional

 Cerca de 50 testes rápidos foram realizados e foram detectados casos de Sífilis e Hepatite C

Aline Lopes- Nesta quinta-feira (05), os moradores do Condomínio Valdariosa participaram de uma palestra sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A ação promovida pela Prefeitura de Queimados, através da Secretaria Municipal de Saúde, contou com a realização de 50 testes rápidos para a descoberta de possíveis doenças, como: HIV, sífilis e hepatite C. Os resultados saíram em menos de 10 minutos e foram registrados cinco casos de Sífilis e um de Hepatite C. Os tratamentos serão feitos na Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas, localizada no bairro.
Durante a palestra, as alunas do 9º de enfermagem da UNIABEU, falaram sobre as principais doenças sexualmente transmissíveis, como: HIV e a sífilis que podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento, para o bebê durante a gravidez ou no momento do parto. Além disso, foi falado sobre as formas de prevenção, a importância do teste rápido e do cuidado com a saúde.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, é essencial trabalhar em prol da prevenção das doenças. “Precisamos cada vez mais alertar a população sobre a importância do uso de preservativos e de realizar o teste rápido, pois o diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento e cura das doenças”, disse a gestora que ressaltou que todas as unidades de saúde distribuem preservativos femininos e masculinos.
Quem aproveitou a ação próxima de casa para verificar como está a saúde foi o Adilson Lacerda, de 50 anos. “Fiquei sabendo da palestra pelo síndico e logo quis vir participar, pois informações nunca são demais, além disso, realizei o teste rápido de DSTs, que eu não fazia há muitos anos e mais uma vez deu negativo”, disse o morador do bairro Valdariosa.
Programa Municipal de DSTs
A Prefeitura conta com um setor específico para o tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Localizado no anexo do CETHID- Centro Especializado no Tratamento de Hipertenção e Diabetes, o órgão atende aproximadamente 400 pessoas infectadas com o vírus HIV, com medicamentos gratuitos.

Quem deseja realizar o teste rápido, basta procurar o Programa de DST, na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.