quinta-feira, 26 de julho de 2018

Idosas queimadenses visitam Museu da Vida, na FIOCRUZ

Assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS do bairro São Roque conheceram instituição nesta quarta (25)

Marina Mendes - A experiência de visitar um museu tem o poder de alimentar o melhor da imaginação de todos, independentemente da idade. Pensando nisso, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu, nesta quarta-feira (25), uma excursão especial para mulheres idosas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS Vandir Dutra. As moradoras assistidas pelo programa puderam conhecer o Museu da vida, localizado na Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), no Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como objetivo proporcionar maior interação entre os grupos, além da vivência fora dos equipamentos municipais. “Todas as visitas são programadas e guiadas por um educador, para que a gente possa pensar não só na diversão, mas também conversar e falar um pouco sobre aspectos culturais e históricos do museu e das exposições”, afirma a Coordenadora do SCFV, Ana Keli Lourenço.

Para o Secretário da Pasta, Elton Teixeira, as visitas são um modo de proporcionar acesso aos bens e serviços culturais. “Os passeios servem para ampliar a percepção de pertencimento em territórios que até então eram desconhecidos. Queremos um mundo novo para nossa população, com possibilidade de acesso à cultura”, concluiu.

Dona Marta Benvindo, de 70 anos, frequenta o CRAS do bairro São Roque há 2 anos e adora os passeios. Moradora do bairro Eldorado, a idosa afirma que as atividades são uma oportunidade de se distrair e divertir. “A gente sai um pouco de casa e conhece mais das pessoas com quem a gente está convivendo. A gente ri, brinca e somos muito bem tratadas”, diz.

Também nesta semana, 12 crianças e adolescentes assistidos no CRAS São Jorge fizeram um passeio até o Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro do Rio de Janeiro. Ao todo, o serviço conta com 480 pessoas cadastradas, de todas as faixas etárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.