terça-feira, 3 de julho de 2018

Abastecimento reforçado: Reservatório elevado de água será inaugurado nesta quinta em Queimados

Cerca de 5 milhões de litros d’água serão armazenados e 90 mil moradores devem ser beneficiados. Outros reservatórios estão em construção na cidade

Fotos: Igor Lima
Leandro Machado - As torneiras secas estão com os dias contados. Nesta quinta-feira (5), a partir das 12h, acontecerá a inauguração do reservatório Queimados I, no bairro Vila Nascente, que promete solucionar o problema de falta d’água nas residências de 90 mil moradores. A cerimônia contará com a presença do governador Luiz Fernando Pezão, do Prefeito de Queimados, Carlos Vilela, e do presidente da CEDAE, Jorge Luiz Ferreira Briard, além de outras autoridades.
O reservatório vitrificado é importado dos Estados Unidos, mede 8,56m x 27m e tem capacidade para armazenar 5 milhões de litros d’água. Já foram cerca de 10 mil novas ligações domiciliares, assentamento de 1 quilômetro de adutora e 21 quilômetros de tubos e redes.
O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, visitou o local, e falou sobre os benefícios alcançados com a obra e ressaltou a parceria do governo municipal: “É um grande projeto que vai solucionar os problemas de todos os municípios da região. Aqui, nós desapropriamos os terrenos onde ficarão os reservatórios e estamos à disposição para ajudar no que for preciso, afinal, esta parceria beneficia a população mais necessitada”, disse.
A construção do reservatório em Vila Nascente faz parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense, que também consiste na construção do reservatório Camburi, no bairro Vila São João, da elevatória de Austin, o Booster Queimados-Austin, o assentamento de 103 km de rede e a instalação de 10 mil hidrômetros.
O programa
Com R$ 3,4 bilhões de investimentos, o Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense beneficiará cerca de 2,2 milhões de habitantes. As obras incluem assentamento de cerca de 100 quilômetros de adutora, implantação e reforma de 17 elevatórias, construção de 17 reservatórios e reforma de outros oito, e assentamento de 517 quilômetros de troncos de adução e de distribuição.
Além de Queimados, as obras estão em andamento nos municípios de Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita e Nova Iguaçu.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.