quarta-feira, 4 de julho de 2018

Programa Cidades Empreendedoras avança em Queimados

Prefeito Carlos Vilela assinou plano de desenvolvimento local com as metas a serem implementadas nos próximos seis meses

Jéssica Moreira - Em mais uma etapa do programa ‘Cidades Empreendedoras’, do SEBRAE, o Prefeito Carlos Vilela se reuniu com representantes do órgão e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Júlio do Inconfidência, em seu gabinete na manhã desta quarta-feira (4). Durante o encontro, o gestor assinou o Plano Municipal de Desenvolvimento, que contém as metas traçadas pela cidade para os próximos seis meses (tempo de duração do programa).

O documento, que reúne 99 questões divididas em sete eixos temáticos (compras públicas, desburocratização, sala do empreendedor, micro empreendedor individual, agricultura familiar, ambiente de negócios e educação empreendedora), servirá como orientação para a implantação de ferramentas que auxiliem os micros e pequenos empreendedores queimadenses.

O próximo passo do programa será a criação dos Núcleos Executivos Operacionais, que são grupos formados por servidores municipais divididos de acordo com os sete eixos. Após esta etapa, haverá então o início da capacitação por meio da visita de consultores especializados do SEBRAE.

Imagens: Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, um dos principais pontos a ser solucionado é a legalização dos agricultores da cidade. “Queremos regulamentar a situação dos nossos produtores locais para cumprir a Lei Federal 11.947, que prevê que pelo menos 30% dos produtos adquiridos pela Prefeitura para a merenda escolar sejam oriundos da agricultura familiar. Esse é apenas um dos meios de gerar emprego e renda e, por isso, vamos trabalhar muito para atualizar nossa metodologia em tudo que se refere ao desenvolvimento econômico do município”, ressaltou.

‘Cidades Empreendedoras’

O programa oferece consultoria aos municípios fluminenses para a implantação ou expansão de ações que promovam a desburocratização, a simplificação da abertura de novos negócios e o aumento da participação das micro e pequenas empresas locais nas compras governamentais, por meio da coordenação, integração e articulação de diferentes áreas e projetos do SEBRAE/RJ.

Desenvolvido por meio de um game, as cidades serão avaliadas por meio de um ranking, em que os consultores irão verificar as políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas. Além de Queimados, participam Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jardim, Maricá, Miguel Pereira, Paraty, Resende, São João da Barra, São João de Meriti, São José do Vale do Rio Preto e Saquarema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.