terça-feira, 24 de julho de 2018

Posto de Saúde Júlio Barros recebe palestra sobre saneamento básico

Técnicos da CEDAE abordaram entre os assuntos o ciclo da água e os cuidados com o Meio Ambiente
Aline Lopes- Com o objetivo de promover  a Educação Ambiental dentro das instituições, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (CEDAE), em parceria com a Prefeitura de Queimados, realizou nesta terça-feira (24) uma palestra sobre  “saneamento em saúde” para os pacientes da Unidade Básica de Saúde Júlio Barros, no bairro Paraíso. A clínica foi a 7ª a receber a atividade, outras serão beneficiadas ao decorrer dos meses.
A ação é promovida através do trabalho social pela equipe da CEDAE, que durante a palestra relatou sobre o cuidado com o Meio Ambiente, os benefícios da água tratada, o ciclo da água e a importância de não deixar ela parada para evitar proliferação de mosquitos.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, essas palestras socioeducativas são importantes para a prevenção de doenças. “A água é essencial para saúde, hidrata o corpo e evita pedra nos rins. Porém, se ela não for bem tratada pode acarretar alguns problemas como infecção intestinal, febre e outros”, explicou a gestora.
Enquanto esperava para o atendimento, a dona Ivete Vilar, de 52 anos, aproveitou para aprender um pouco mais com a equipe da CEDAE. “Informação nunca é demais, por isso acho importante ter essas palestras educativas. Eu já trabalhei no combate à Dengue, então eu sei de bastantes coisas, mas tem pessoas que não sabem e pode aproveitar esse momento para tirar as dúvidas”, disse a paciente.

Água potável para todos

Há aproximadamente 20 dias, foi inaugurado o reservatório Queimados I, construído pelo governo do estado, por meio da CEDAE, no bairro Vila Nascente. Em breve, outros dois serão implantados no município, sendo um na Vila São João (já em andamento) e outro no bairro Paraíso (que deve começar a ser construído no próximo ano).  Nesta primeira etapa cerca de 10 mil novas ligações domiciliares foram feitas, beneficiando 90 mil moradores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.