terça-feira, 22 de outubro de 2019

Alunos de escola pública participam de capacitação da Defesa Civil em Queimados

Encontro aconteceu nesta segunda-feira (21) no CIEP 341 – Sebastião Pereira Portes
IMG Igor Lima-PMQ/SEMCOM
André Uchôa - Pensando em prevenir situações de pânico, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou, nesta segunda-feira (21), mais um encontro com os monitores no curso de Proteção Básica e Defesa Civil no CIEP 341 – Sebastião Pereira Portes. O objetivo do encontro foi tornar os alunos da unidade em novos multiplicadores dos meios de comunicação utilizados pelo órgão. A iniciativa faz parte dos pacotes de medidas do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) do município.
O verão está chegando e é preciso que todos os agentes voluntários da Defesa Civil estejam atentos as informações sobre a estação mais chuvosa do ano. Além de participarem do curso oferecido pela pasta na unidade, na oportunidade os alunos aprenderam sobre a forma de propagação e acúmulo de chuva, as mensagens de SMS que a Defesa Civil do Estado repassa aos telefones dos moradores e dos procedimentos das ocorrências do período crítico do verão.
O projeto “Defesa Civil nas Escolas” acontece desde 2017 na unidade e, no total já formou cerca de 150 estudantes do curso de formação de professores. Segundo o Coordenador de Defesa Civil, André Faria, ressalta a importância das capacitações com membros da sociedade civil. “Com chegada do verão, o momento é propicio que a população recebe capacitações em seus bairros para evitar a propagação do pânico em momentos de crise. Por isso, estamos realizando esse encontro”, contou o agente.
 “Os voluntários capacitados podem dar a primeira resposta à população em uma situação de emergência e quanto mais preparados os cidadãos estiverem, menor será o impacto sofrido em um caso de desastre”, explicou o Subsecretário de Defesa Civil, Vagner Luiz.

Para a monitora de Defesa Civil, Noemi da Silva (15), destacou a importância de ser uma das multiplicadoras das informações. “É uma responsabilidade muito grande ajudar toda a sociedade no repasse das notícias de chuvas e do sistema alerta alarme. Com isso tudo vamos evitar que as Fake News”, disse a moradora do bairro Fanchem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.