quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Outubro Rosa: Queimados intensifica ações contra o câncer de mama e de colo de útero

Aulão de ginástica e palestra educativa marcam a manhã da mulherada. As atividades visam alertar sobre prevenção da doença

Fotos: Thiago Loureiro
Aline Lopes e André Uchôa - As ações em alusão à campanha “Outubro Rosa”, mês dedicado à prevenção e orientação do câncer de mama e de colo de útero, continuam a pleno vapor em Queimados. Na manhã desta quarta-feira (16), as atividades tiveram continuidade com mais de 100 mulheres queimadenses que suaram a camisa no grande aulão de ginástica realizado na Vila Olímpica Barnabé dos Santos. Já as pacientes do Programa de Vigilância e Controle do Tabagismo puderam aprenderam um pouco mais sobre os sintomas e tratamento da doença, na palestra realizada no setor.

Desta vez o objetivo não era só dizer adeus às ‘gordurinhas’ indesejáveis, mas alertar a mulherada presente sobre a importância do autoexame. Embaladas pelos ritmos do momento, como: funk, sertanejo, axé, elas aprenderam mais sobre o câncer de mama. A quadra estava muito bem representada pelas alunas do espaço que vestiam rosa, em alusão à campanha.

Ao lado dos professores e idealizadores da iniciativa, Bruno Freire e Adriana Maia, a frequentadora assídua das aulas há dois anos, Rosileia Silva (40) comentou sobre a iniciativa. “Essas atividades são importantes para a nossa saúde, pois melhora a autoestima e nossa condição física. Aliás, tive ótimos resultados na minha saúde com essa prática constante dos exercícios. E o melhor, é tudo de graça!”, comentou a cabeleireira.

Também animado com as atividades, o Secretário de Esporte e Lazer, Julio Coimbra, também presenciou a iniciativa. Segundo o gestor, o esporte é um grande aliado no combate as doenças. “Ouvimos muitos relatos dos frequentadores do espaço sobre a melhora da condição física, além dos bons resultados nos exames médicos. Por isso, nossa cidade continua investindo em espaços como esses que ajudam a melhorar a vida das pessoas. Esse é o nosso dever”, enfatizou.

Todos na luta contra o câncer de mama

A manhã das pacientes do Programa de Vigilância e Controle do Tabagismo foi marcada por muito aprendizado e conscientização. Cerca de 20 mulheres se reuniram no local para participar da palestra educativa sobre o câncer de mama. Autoexame, sintomas e tratamento da doença foram destaques na roda de conversa. Ao longo do mês, todas as unidades de saúde realizarão atividades em alusão ao ‘Outubro Rosa’.  

Em tratamento há dois meses no Programa de Tabagismo, a pensionista Lurdes da Silva (63) afirmou se preocupar com a saúde. “Graças a Deus não tive nenhum caso de câncer de mama na família, mas, isso não quer dizer que não preciso me cuidar. Estou sempre indo ao médico para fazer um check-up e ver se está tudo certo comigo”, afirmou a moradora do bairro Vila Nanci.

Além dessas ações específicas de prevenção no mês de outubro, o município oferece durante todo ano atendimentos em mastologia no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (Av. Camilo Cristófano, 100, Fanchem) e mamografia no Centro Médico e Diagnóstico (Rua Alves, 69, Centro), conveniada pelo SUS. Para realizar o exame, basta fazer uma consulta médica na unidade de saúde mais próximo de casa e solicitar o encaminhamento médico.

A Secretária Municipal de Saúde, Lívia Guedes, destacou as diversas ações referentes ao Outubro Rosa: “Todos nós estamos voltados para a prevenção destas doenças que matam nossas mulheres, infelizmente. Temos que levar a importância do diagnóstico precoce para os bairros, templos religiosos, escolas, bares, entre outros. A conscientização sobre estas enfermidades podem salvar vidas”, destacou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.