quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Defesa Civil de Queimados divulga plano de contingência

Documento que visa facilitar ações em casos de emergência foi apresentado às autoridades municipais nesta quarta (23)

Foto Thiago Loureiro/SEMCOM-PMQ
André Uchôa - Com o objetivo de prevenir tragédias ambientais em Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, apresentou nesta quarta-feira (23) o Plano de Contingência (PLANCON) para as autoridades municipais na Sede da Secretaria Municipal de Educação. O documento tem por finalidade traçar as possíveis ações para evitar inundações e deslizamentos causados pelos temporais característicos dessa época do ano. 

O encontro reuniu 39 representantes das secretarias municipais do município - que fazem parte do Grupo de Ações Coordenadas -, além da presença do representante da Secretaria Estadual de Defesa Civil (SEDEC-RJ). Na ocasião, foram pautados temas importantes como o desenvolvimento de ações focado na prevenção, preparação para emergências e desastres, e também, na resposta as emergências e de restabelecimento da normalidade. 

Uma das principais atribuições da Defesa Civil é reunir neste documento os riscos e desastres no município. De acordo com o Subsecretário da Pasta, Vagner Luiz é importante que todos os órgãos estejam dentro das ações. “Nosso foco é esclarecer o documento e sanar as dúvidas dos representantes das pastas. Eles possuem um papel importante durante qualquer acontecimento. Quero aproveitar e agradecer o empenho de todos os presentes. É caminhando juntos que conseguiremos alcançar a vitória”, declarou o gestor.

Já para o Coordenador de Ações Educativas da Defesa Civil, André Faria, o próximo passo é colocar os objetivos em prática. “Em breve iremos definir os simulados de mesa e campo com os moradores dos bairros, que estão próximos das áreas de riscos, já identificadas por esta Pasta. Esse trabalho é importante, pois é através dos testes que verificamos as falas no atendimento e operacionalização das atividades de emergências”, destacou o agente.

O Plano de Contingência contém o planejamento preventivo para atuação durante um evento que afete diretamente a vida da população. O documento prevê que as organizações assumam suas responsabilidades diante de uma situação de emergência e seus procedimentos, a fim de orientar cada órgão sua postura durante a ocorrência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.