quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Prevenção: Semana de Combate à Sífilis tem programação especial em Queimados

Até sexta-feira (1), Prefeitura promove palestras e testes rápidos para prevenir e conscientizar população sobre a doença

Kathellen Islyne - Instituído no terceiro sábado do mês de outubro em todo o Brasil, o Dia Nacional de Combate à Sífilis está sendo celebrado com uma semana de ações preventivas em Queimados, na Baixada Fluminense. Nesta quinta (31) e sexta-feira (1), a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá palestras sobre a doença e aplicação de teste rápido para Sífilis, HIV e Hepatites B e C no CETHID (Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes).

A programação tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados necessários para evitar Infecções Sexualmente Transmissíveis e estimular o tratamento antecipado das doenças.

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma doença infecto-contagiosa e exclusiva do ser humano. A transmissão pode acontecer por relação sexual sem proteção com uma pessoa infectada ou da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.

De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, a campanha atende a necessidade de debater sobre o aumento dos casos registrados no país. “Há pouca preocupação, principalmente entre os jovens, em obter informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis. Só em 2018, o Ministério da Saúde foi notificado por cerca de 160 mil casos de sífilis adquirida (transmitida de uma pessoa para outra durante a relação sexual). É necessário informar e conscientizar a população a buscar prevenção e tratamento”, afirma a gestora.

O município oferece diagnóstico e tratamento gratuito por meio do programa IST/AIDS durante todo o ano. Os interessados em realizar o teste rápido ou receber atendimento precisam ir até o órgão (Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu) com cartão do SUS, identidade e comprovante de residência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.