terça-feira, 1 de outubro de 2019

Dia Internacional do Idoso será comemorado com vasta programação em Queimados

Atividades no Horto Municipal, filme, palestra e até caminhada em Copacabana vão agitar o mês de outubro

André Uchôa - Em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Idoso. E para celebrar essa data tão importante, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal da Terceira Idade, preparou uma programação especial durante todo o mês. Atividades físicas ao ar livre no Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo, exibição do filme “Longe Dela” e palestra “Nossa memória em ação” serão algumas das atividades oferecidas.


no dia 27, os idosos vão participar pela primeira vez da Caminhada em Defesa da Pessoa Idosa. O evento, realizado em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), acontece na orla de Copacabana, a partir das 9h. Dois ônibus serão disponibilizados Prefeitura para a locomoção de cerca de 80 alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI). O encerramento das comemorações está marcado para o dia 31, quando um aulão de exercícios físicos com café da manhã promovido no CELTI promete agitar a galera da melhor idade.


Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional do Idoso é uma oportunidade para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos, e que, com ela, novas dificuldades surgirão. “Nosso trabalho busca despertar nas pessoas uma reflexão sobre o envelhecimento, a defesa, e o respeito. Valorizar a pessoa idosa é o nosso dever, pois a população precisa ser alertada que é possível envelhecer de forma ativa e saudável”, destacou a Secretária da Pasta, Maricéia Peluzio.


Segundo o Prefeito Carlos Vilela, a gestão municipal tem se preocupado em promover ações de defesa e garantia de direitos da terceira idade: “Hoje vivemos uma época diferente em relação ao envelhecimento. Por isso, buscamos inserir novas políticas públicas que promovam o bem-estar físico e mental da pessoa idosa. É nosso dever promover a dignidade e garantir os seus direitos”, ressaltou o gestor.


Saúde: uma aliada ao envelhecimento saudável


Focada em se tornar uma cidade ativa em relação a políticas públicas voltadas para a terceira idade, Queimados promove a prática regular de modalidades como musculação, hidroginástica, pilates, fit dance, fitball, artesanato, dança de salão e step, oferecidas no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade. Além das atividades físicas há palestras educativas, reuniões com psicólogos e interações dinâmicas entre os alunos. Todas as atividades são gratuitas.


Além do CELTI, os idosos também podem praticar exercícios de alongamento, ginástica e hidroginástica nos três polos públicos ao ar livre espalhados pela cidade, localizados nos bairros: Inconfidência, Praça da Bíblia e Jardim da Fonte. Em breve, a Secretaria Municipal da Terceira Idade irá reativar mais três polos (Praça dos Eucaliptos, bairros Dona Branca e Fanchem).



Em relação à saúde, a cidade também conta com um Centro de Referência Casa do Idoso com especialidades de clínica médica, endocrinologia, assistência social, geriatria, fisioterapia, cardiologia, otorrinolaringologista, nutricionista, neurologia e enfermagem.



Para fazer parte da equipe de idosos em busca de uma vida mais saudável, é necessário ter mais de 55 anos e ir até ao CELTI (Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu) com identidade, CPF, comprovante de residência, atestado médico, tipo sanguíneo e duas fotos 3x4. O órgão também atende pelo 21 2665-6526.

Confira abaixo a programação completa:

Atividades e piquenique no Horto
Data: 11/10
Horário: 8h
Local: Horto Municipal Luiz Gonzaga de Macedo (Avenida Eduardo Ceridônio, s/nº, Fanchem)

Cine Celti - "Longe Dela"
Data: 18/10
Horário: 14h
Local: Auditório do CELTI (Avenida Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu)

Caminhada em Defesa da Pessoa Idosa
Data: 27/10Horário: 6h 30 (embarque)Local: Praia de Copacabana
Obs.: Somente alunos do CELTI

Palestra "Nossa memória em ação" com a psicopedagoga Dulcilene Alves
Data: 29/10Horário: 9hLocal: Auditório do CELTI (Avenida Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu)

Aulão com café da manhã
Data: 31/10Horário: 9hLocal: Auditório do CELTI (Avenida Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.