terça-feira, 29 de outubro de 2019

Palestra ensina alunos do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade a cuidar da memória

Evento desta terça (29) reuniu dezenas de idosos e abordou exercícios de prevenção a males como Alzheimer 

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - A manhã desta terça-feira (29) começou com muita informação e dicas de prevenção para os idosos que frequentam o Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) do bairro Vila Pacaembu, em Queimados. Cerca de 30 alunos do espaço participaram da palestra “Nossa Memória em Ação”, que abordou as diversas maneiras de preservar o bom funcionamento do cérebro e prevenir doenças como amnésia e Alzheimer.

De acordo com a palestrante Dulcilene Alves, só é possível cuidar da memória por meio de várias ações realizadas em conjunto no cotidiano. “Abordamos a importância de preservar a memória no dia a dia, além de observar pequenos sinais indicativos de Alzheimer e saber diferenciar sintomas característicos da amnésia de simples esquecimentos. Falamos também do papel da alimentação, dos exercícios físicos e de memória para fortalecer o cérebro”, afirmou a psicopedagoga. 

Moradora do bairro Inconfidência, Vera Lúcia Dias (68) frequenta o espaço há quase cinco anos e não perde nenhuma palestra. De acordo com a idosa, o tema abordado é essencial para o bem-estar de qualquer pessoa. “Adorei aprender mais sobre o assunto, porque sou muito ansiosa e isso não é bom para nossa mente. Fiz muitas perguntas para assimilar melhor e tirar todas as minhas dúvidas”, declarou a aluna. 

Fundado em 2014, o CELTI atende cerca de dois mil idosos com idade acima de 55 anos. O espaço oferece diversas atividades gratuitas como Hidroginástica, Pilates, Musculação, Fitball, Artesanato, Dança de Salão e Step, além de palestras sobre saúde dos idosos, cursos, exibições de filmes e passeios em grupo. 

Para participar das atividades, os interessados devem ir até à Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência, tipo sanguíneo, duas fotos 3x4 e atestado médico. O órgão também atende pelo telefone (21) 2665-6526.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.