quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Projeto “Sorrisinho Feliz” promove palestra sobre saúde bucal infantil em Queimados

Terceira edição da iniciativa levou cerca de 30 pacientes a Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena nesta quinta (10)


Kathellen Islyne - O Dia das Crianças só é comemorado em 12 de outubro, mas o projeto que visa cuidar da saúde bucal dos pequenos chegou mais cedo a Queimados este ano. Em sua terceira edição, a iniciativa ‘Sorrisinho Feliz’ abordou a importância da higiene bucal e técnicas de escovação para os pequenos pacientes da Clínica da Família Júlio Alves Sena, no bairro Fanchem. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aconteceu nesta quinta-feira (10) e contou com palestra, brincadeiras e entrega de kits com pasta e escova dental.

De acordo com a palestrante Cristiane Santos, é necessário se atentar para a maneira correta de escovar os dentes das crianças. “Muitos pais não sabem como escolher uma escova de dente, os comerciais nos vendem escovas variadas com enfeites e cores, mas, no geral, o necessário mesmo é um modelo de fácil manuseio, cerdas macias e uma quantidade pequena de creme dental. Isso só vai mudar se a pessoa usar prótese ou aparelho. Além disso, é muito importante levar os pequenos ao dentista regularmente”, afirma a cirurgiã-dentista.

Um dos espectadores mais jovens do recinto, Pedro Gabriel (1) se encantou com os livros, modelos de arcadas dentárias e escovas expostos durante a ação. Sua mãe, Cleide Pires (33), conta que quer aprender mais sobre os cuidados com os dentes do menino. “Ele ainda é bem pequeno, mas eu sei o quanto é importante cuidar dos dentes dele. Já cuido, mas estou aprendendo muito aqui sobre o que fazia errado. Ele (Pedro) ama tirar foto e sorrir e o sorriso dele é lindo”, disse empolgada, a profissional de beleza.

Queimados conta com seis unidades de saúde e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para serviços dentários gratuitos. Os moradores que desejam realizar procedimentos odontológicos simples (limpeza, extração, aplicação de flúor, etc) devem procurar um dos postos listados abaixo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Já para atendimento especializado (tratamento de canal, periodontia, etc), é necessário passar por consulta com dentista clínico geral e solicitar encaminhamento ao CEO.

Confira as unidades com departamento de saúde bucal:

- UBS Belmira Vargas (Rua da batalha, 31, Roncador);

- ESF Santo Expedito (Rua São Roque, 2, Santo Expedito);

- UBS Fazendinha (Rua da Conquista, s/n, Distrito Industrial);

- EFS Vila Americana (Av. Antônio Luizário, 1689, Vila Americana);

- Clínica da Família Robson Romero de Oliveira (Est. Padre José de Anchieta, 315, São Jorge);

- Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho (Est. das Piabas, s/n, Eldorado);

- Centro de Especialidades Odontológicas (Av. Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, 1170, Vila Pacaembu).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.