terça-feira, 29 de outubro de 2019

Defesa Civil de Queimados promove cadastro da população para situações de emergência

Moradores de áreas de risco receberão informações por SMS. Ação de prevenção a desastres acontece até sexta (1) no Centro da cidade

Kathellen Islyne - Para traçar ações em casos de emergência e prevenir desastres naturais, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, deu início nesta terça-feira (29) a uma série de ações de conscientização sobre os riscos em casos de inundações e deslizamentos causados por temporais. A iniciativa acontece até sexta-feira (1), na Praça Nossa Senhora da Conceição, das 9h às 17h.

Os agentes do órgão cadastrarão a população para receber avisos de alerta, instruções e informações por mensagem (via SMS) em situações de emergência. Inicialmente, o sistema dará prioridade a moradores de áreas de risco relacionados a deslizamentos, enxurradas e inundações. Além disso, a Defesa Civil está registrando voluntários para atuar na redução de riscos e danos causados por desastres como inundações e tempestades.

De acordo com o Prefeito Carlos Vilela, a participação dos voluntários nos atendimentos à população é de extrema importância. “A Defesa Civil faz um trabalho muito importante e sério, principalmente com a população atingida em catástrofes como a chuva de granizo da última sexta (25). É necessário aumentar a representatividade civil deste órgão para dar mais suporte em suas ações”, afirma o gestor.

Para a ambulante Luciana de Castro, o serviço vai ajudar quem mora em locais de risco. “Onde eu vivo várias casas foram destruídas pela última chuva, meu telhado caiu sem eu esperar, queria estar mais preparada para isso. A gente tem grupo no WhatsApp, mas é mais confiável saber por um meio oficial. É muito bom saber que vão alertar a gente por mensagem”, conta a moradora do bairro Inconfidência.

A Defesa Civil funciona na Rua Manuel Augusto Muguet, 280, todos os dias, das 9h às 17h (com atendimento 24h para emergência). Para solicitar serviços ou obter mais informações sobre o órgão, basta entrar em contato pelos números 2665-7615 ou 199.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.