quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Alunos de Queimados comemoram a chegada da primavera com conscientização sobre a Amazônia

Cerca de 400 crianças participaram do projeto da Escola Monteiro Lobato que criaram animais feitos com materiais recicláveis 

Fotos: Igor Lima/SEMCOM-PMQ
André Uchôa - Pensando em despertar nas crianças os cuidados necessários com a natureza, as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental I comemoram em grande estilo a chegada da estação mais florida do ano: a primavera. Juntos aos amigos e pais dos alunos, mais de 400 crianças da Escola Municipal Monteiro Lobato, em Queimados se reuniram para participar de uma série de atividades relacionadas ao tema. A ação faz parte da culminância do projeto Amazônia e visa abordar a importância do cuidado e preservação com a floresta. 

Para contextualizar ainda mais a atividade lúdica, as crianças decoraram a quadra da unidade com materiais recicláveis que ganharam vida em forma de animais e plantas típicas da Floresta Amazônica. Além disso, o evento contou com apresentações de danças, jogral, dramatização de poemas e muita brincadeira. 

Durante uma semana cada aluno trouxe um tipo de material reciclável para passar por uma verdadeira transformação. É o que explica a Diretora da unidade, Vivian de Almeida. “O tema surgiu da curiosidade das próprias crianças, pois viram nos noticiários as reportagens sobre as queimadas na Amazônia. Não podemos negar que o assunto é sério e precisa ser trabalhado desde criança.”, destacou a educadora. 

O tema que é importante para toda sociedade, teve destaque nas salas de aula e, em seguida, transformada em projeto para toda unidade. A Amazônia é a região com inúmeras biodiversidades do planeta, além de ser o maior bioma do Brasil. Considerado pela sociedade o “pulmão do mundo”, a floresta vem sofrendo cada vez mais o impacto com o desmatamento e dos focos de incêndio e, o assunto tem alertado representantes de vários países. 

E quem estava feliz com as apresentações foi à mãe do aluno Davi Borje (5), Kellen Furtado. A responsável destaca a importância da inclusão e socialização do pequeno na unidade. “Meu filho sempre foi aluno da rede e nessa escola enxergo a verdadeira inclusão. Os professores buscam sempre se qualificar na área e aproximar os alunos da realidade. Esse tema é muito importante para toda sociedade”, frisou a funcionária pública.

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