quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Outubro Rosa é encerrado com palestras e exames em Queimados

Cerca de 500 mamografias e 550 preventivos foram realizados durante o mês. Unidades de saúde continuarão oferecendo os serviços ao longo do ano

Aline Lopes - Para encerrar as ações em alusão ao ‘Outubro Rosa’ com chave de ouro, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou diversas atividades na cidade nesta quinta-feira (31): O Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) recebeu dezenas de idosas para procedimentos de coleta de preventivo, encaminhamento pra mamografia e palestras sobre a doença. Além disso, a Clínica da Família Miguel Luiz de Carvalho, no bairro Eldorado, promoveu uma roda de conversa sobre sintomas, diagnóstico e tratamento dos cânceres de mama e do colo de útero para suas pacientes.  

Só no mês de outubro, o município realizou cerca de 500 mamografias e 550 preventivos. Como parte do cronograma especial pela campanha de conscientização, todas 18 unidades municipais de saúde promoveram palestras educativas em prol da prevenção desses males.

A Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes alertou que as ações de prevenção continuam ao longo do ano nas unidades de saúde. “Vale ressaltar que não é porque o mês de outubro está acabando que não iremos nos preocupar com o câncer de mama, pois a doença não espera. Então, todos os serviços de atendimento à mulher irão funcionar normalmente, trabalhando pela prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de eventuais casos”, destacou a gestora.

Cuidadosa com a saúde, a moradora do bairro Jardim Alzira, Aparecida do Nascimento (59), não perdeu a oportunidade e já garantiu o encaminhamento para a mamografia. “Tive casos de câncer de mama na família e por isso estou sempre realizando os exames para ver se está tudo certo. Percebi um nódulo no seio esquerdo então já vou averiguar o que está acontecendo”, explicou a aluna do CELTI.

Prevenção que salva vidas

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Um dos principais sintomas da doença é o nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, que está presente em cerca de 90% dos casos. Vermelhidão na mama, alterações no mamilo ou presença de secreção sanguinolenta também são sinais que requerem atenção.

Caso perceba algum desses sintomas, procure um médico. O município oferece durante todo ano atendimentos em mastologia no Centro de Especialidades Médicas e Clínica da Mulher (Av. Camilo Cristófano, 100, Fanchem) e mamografia no Centro Médico e Diagnóstico (Rua Alves, 69, Centro), conveniada pelo SUS. Para realizar o exame, basta fazer uma consulta médica na unidade de saúde mais próxima de casa e solicitar o encaminhamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.