terça-feira, 18 de junho de 2013

Instrumentos ortopédicos são entregues a deficientes em Queimados

Para quem é deficiente físico, a vida pode melhorar muito em aspetos de acessibilidade com a aquisição de uma cadeira de rodas, ou outros instrumentos ortopédicos. O que impede o público de ter acesso aos acessórios, muitas, vezes, é a falta de dinheiro para adquiri-las. Pensando em ajudar esse público, a Prefeitura municipal de Queimados, através da Secretaria de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania em parceria com AACD, entregou 60 cadeiras feitas sob medida à deficientes do município, gratuitamente, com a presença da mãe do Prefeito Max Lemos, Ivone Lemos, na sede da secretaria, no último dia 14. A boa notícia é que a ação não foi isolada, pois a secretaria realiza constantemente cadastros para atendimento da AACD, de segunda à sexta, de 10h às 16h, na sede.

Foram entregues cadeiras de rodas, de banho e muletas, feitas sob medida no atendimento da AACD, realizada em março. A próxima visita está agendada para o dia 30 de julho, às 14h. O tempo em média para recebimento das cadeiras é de três meses, devido a fabricação personalizada para cada paciente. Quem desejar receber o auxílio, deve procurar a secretaria munido dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e laudo médico. 

A ação beneficia não só o deficiente como ás suas famílias, e quem vai ter a vida melhorada com a aquisição dos instrumentos ortopédicos é o Lucas de Oliveira Nascimento, que tem paralisia cerebral, e precisa de cuidado integral, recebido de sua mãe, Ana Claudia de Oliveira, que explica como a cadeira vai melhorar a vida de seu filho. “Tenho que carregar o Lucas pra todo lugar nos braços, o que me dificulta pra sair nas ruas, mas, principalmente, em casa, para dar remédios, comida e banho pra ele. Não temos condições de comprar a cadeira que ele precisa, por isso, há 15 anos o Lucas só se locomove em meus braços. Mas a partir de agora será diferente, a doação vai me dar autonomia e mais conforto ao meu filho”, contou Ana.
Dona Ivone Lemos, que entregou a cadeira à Lucas, destacou que trabalhos que objetivem a população, deve ser sempre o alvo do governo. “Fico muito contente em participar de eventos assim, pois sei que o objetivo principal do prefeito Max é cuidar de gente! E, quanto mais ajudarmos a nossa população, mais a cidade vai crescer!” comentou Lemos.

Também esteve presente o Presidente regional da AACD, Marcos Rodrigues, que estuda a possibilidade de instalar em Queimados uma unidade da organização. “Temos em Queimados hoje cerca de 30% da população com alguma deficiência. Estamos em conversação com o governo para instalar aqui uma unidade da AACD, para que estejamos mais perto daqueles que mais precisam e possamos oferecer, além da doação de instrumentos, auxílios diversos para os deficientes” explicou Marcos. 


Para a coordenadora de pessoas com deficiência no município, Sirlene Marquiori, o trabalho está deslanchando em Queimados e a tendência é melhorar cada vez mais. “Fico muito feliz com o avanço de políticas na nossa cidade, pois sou deficiente e sei como são as dificuldades para o público, e isso se deve ao trabalho sério e comprometido do prefeito Max e do secretário José Ribamar. O que pedimos a população é que nos procure para receber os atendimentos voltados para os deficientes. Hoje contamos com o cadastro para o Minha casa, Minha vida, balcão de empregos e registro para passe livre municipal e intermunicipal, e estamos trabalhando para oferecer muito mais aos nossos deficientes”, frisou Sirlene.

Um comentário:

  1. muito boa a iniciativa .., falta mais divulgação , e de preferência que seja montada uma equipe de senso para saber os deficientes residentes no município sem essa conferência , fica difícil dessa informação chegar a todos , pois as pessoas com deficiência geralmente são pessoas de baixíssima renda e sem nem ter acesso a internet .

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.