segunda-feira, 10 de junho de 2013

Queimados mantem todas as unidades de saúde com as vacinas da Polio


O Dia “D” contou com 49 postos de vacinação e postos volantes nas duas principais praças

A Secretaria municipal de saúde de Queimados imunizou no último sábado, (8), “Dia D” da Campanha Nacional contra a poliomielite, mais de quatro mil crianças e pretende chegar a meta de dez mil até o próximo 21 de junho. A vacina ainda pode ser encontrada em todas as unidades de saúde e ESF – Estratégia Saúde da Família da cidade.
 Foto: Dine Estela 
A campanha ganhou uma forcinha tripla em Queimados com a presença dos trigêmeos do prefeito da cidade, Max Lemos, que fez questão de levar os pequenos para vacinar no posto volante da Praça Nossa Senhora da Conceição, no último sábado, (8), dia “D” da campanha. A ação do prefeito, teve o objetivo de incentivar às mães à levar os filhos, mesmo que estivessem gripados. “A vacina não apresenta efeitos colaterais e pode ser ingerida mesmo por crianças que estejam gripadas”, alertou Max. Foi o caso da gêmea Carolina de três aninhos que estava com um leve resfriado.

Segundo a coordenadora de imunização, Andrea Veloso, as mães também poderão atualizar outras vacinas que estejam atrasadas. “Estamos aproveitando a campanha para atualizar o cartão de vacinação das crianças. Estamos disponibilizando todas as vacinas necessárias”, enfatizou a coordenadora. Poderão tomar a vacina contra a Paralisia Infantil (poliomielite) crianças de seis meses a quatro anos e onze meses de idade. A Segunda etapa será em agosto.

De acordo com o cronograma do calendário básico de vacinação, a criança recebe as duas primeiras doses, aos dois e aos quatro meses com a vacina injetável. Já a terceira dose (aos seis meses) e o reforço (aos 15 meses) são via oral (a VOP).


Secretária de saúde visitou vários pontos de vacinação no sábado

 Foto: Simone Silva
A Secretária de saúde, Dr.ª Fátima Cristina, visitou vários pontos de vacinação no sábado (8), para alertar às mães sobre a importância da vacina. “Muitas mães ficam preocupadas em oferecer várias vacinas ao mesmo tempo, por isto, fiz questão de visitar e conversar com as mães nas filas para que imunizassem seus filhos com tranquilidade”, observou.

As ações de vacinação são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde que tem o objetivo de erradicar, eliminar e controlar as doenças imunopreveníveis no território brasileiro. A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças imunopreveniveis, como varíola (erradicada), poliomielite (paralisia infantil), sarampo, tuberculose, rubéola, gripe, hepatite B, febre amarela, entre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.