quinta-feira, 27 de junho de 2013

Prefeito de Queimados recebe vice-ministro equatoriano

Vista serviu para conhecer os programas sociais desenvolvidos em Queimados

Foto: Dine Estela
As Secretarias de Assistência Social do Estado e de Queimados receberam na última semana, a visita do vice-ministro de Proteção Social e Mobilidade do Ministério da Inclusão Econômica e Social do Equador, José Ezequiel Apolo Pereira, e sua comitiva. Os equatorianos visitaram alguns CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Queimados, para conhecer em especial, a aplicação do acompanhamento familiar com o cumprimento das responsabilidades, implementação do Cadastro Único e os Programas Renda Melhor e Rio sem Miséria, com vistas a levar para o seu país o know-hall em assistência do Brasil.

O vice-ministro quis saber como é feita a triagem das famílias para participarem do programa e como estas famílias são mantidas nos Programas. “Temos experiências parecidas em nosso país, no entanto, o Brasil tem se destacado na redução de pessoas em estado de miséria com muita rapidez, por isto, estamos aqui para conhecer as experiências”, explicou José Ezequiel.

O secretário municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, explicou que até que as famílias tornem-se independentes financeiramente, as mesmas recebem cursos de qualificação e encaminhamento ao mercado de trabalho em parceria com o Balcão de empregos da cidade. “Oferecemos diversas atividades, como pintura, corte e costura, customização de roupas e até mesmo atividades físicas como hidroginástica”, explicou.  


Prefeito explica como conseguiu construir mais de 6 mil casas em Queimados


Foto: Felipe Bragança
A comitiva quis saber como o Governo Federal faz o cálculo para liberar a construção das moradias para as cidades, questão explicada pelo prefeito Max Lemos, que já recebeu mais de cinco mil unidades. “Existem dois critérios; um pelo cadastro da demanda e outro é o teto que o governo dá para construção. O nosso era de 700 unidades, mas de acordo com a demanda, já chegamos a mais de seis mil unidades. Estas moradias, são para as famílias que recebem até R$ 1.600, uma média de três salários mínimos nacionais”, explicou o prefeito. Os representantes do Governo do Equador ainda quiseram conhecer o restaurante popular do Estado que também será construído na cidade de Queimados em breve.  

O secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, que também acompanhou a comitiva na cidade, explicou como é feito todo o rastreamento das famílias e o encaminhamento. “A nossa sistemática é com base na renda presumida e não a declarada, em que se leva em consideração a habitação, saneamento, esgotamento sanitário, escolaridade, número de filhos, etc. Desde o momento em que as famílias foram beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, por exemplo, estas estão pré-aprovadas para a participarão em outros programas do Governo como o Renda Melhor ou Rio sem Miséria, por conta do Cadastro Único que é feito na triagem”, explicou Zaqueu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.