segunda-feira, 10 de junho de 2013

Projeto Livro de Rua distribuiu 1000 exemplares gratuitos no Município


Despertar o interesse das pessoas pela leitura. Este é objetivo do Projeto Livro de Rua, desenvolvido pela Ong Ciclos do Brasil, que aconteceu neste final de semana no Município de Queimados, em parceria com a Prefeitura, através da Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais. Na ocasião, foram distribuídos gratuitamente mais de 1000 exemplares de vários gêneros literários: romances, obras científicas, de autoajuda, didáticos, religiosos, entre outros. O evento contou com a presença do Prefeito Max Lemos, da Vice Márcia Teixeira, do Presidente da Ong Pedro Gerolimich, além de Vereadores e Secretários Municipais. 

O Prefeito Max Lemos ressaltou o investimento realizado pelo Município para fomentar a prática da leitura. “Nossas crianças estão cada vez mais ligadas ao mundo digital e o prazer pela literatura está ficando de lado. Para evitar esse problema estamos investindo forte no estímulo da prática de leitura, através do projeto educacional “Ler e sonhar é só começar”, que tem por objetivo inflamar nas escolas o amor pelos livros e, agora com o projeto Livro de Rua, queremos atingir toda a sociedade democratizando a leitura”, destacou Max, que ficou emocionado com a participação dos filhos Carolina, Luiza e Rafael durante as atividades desenvolvidas ao longo do evento.

A Vice-prefeita e Coordenadora Executiva de Políticas Sociais, Márcia Teixeira, destacou a necessidade de promover atividades que estimulem a leitura no Município. “Queremos fortalecer e incrementar ações de valorização da leitura na cidade e o Projeto Livro de Rua vem para fortalecer nossa meta através da distribuição gratuita de exemplares em locais públicos. Nossa ideia é expandir este trabalho para os Bairros periféricos, para que os livros possam chegar com mais facilidade até as pessoas”, disse Márcia.

Promoção cultural

Jaqueline Morais, 36, passava pela Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, acompanhada da filha Dominique, 16, quando observou a atividade que estava acontecendo e ficou encantada com os clássicos da literatura brasileira que estavam expostos no local. “Incrível este projeto que incentiva a promoção cultural e diminui as desigualdades sociais, porque qualquer pessoa pode ter acesso à leitura, que é fundamental para nossas vidas”, frisou Jaqueline que levou para casa, Clássicos de autoria do Poeta Vinícius de Moraes, que completaria 100 anos em outubro deste ano.   

O projeto Livro de Rua é inspirado no “bookcrossing”, movimento que distribui gratuitamente livros de diversos gêneros pela cidade com o intuito de que esses sejam “encontrados”, lidos e depois ganhem liberdade novamente. O único compromisso é passar adiante depois de ler, deixando em algum lugar público: Praça, Posto de Saúde, Padaria, Ponto de ônibus, entre outros. A atividade contou ainda com a participação da Companhia Teatral Queimados Encena, que narrou história e recitou poesias e pelo Movimento Baixada Literária, que realizou o trabalho de poesia ao pé do ouvido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.