sexta-feira, 21 de junho de 2013

Prefeitura leva o teatro para às ruas


 A peça será encenada na Praça dos Eucalíptos neste domingo

Convergendo artes plásticas, dança, performance, audiovisual, arquitetura, música e poesia, ‘Paredes Externas’ vai colocar a cena teatral literalmente em praça pública em Queimados no próximo domingo (23), em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Queimados, na Praça dos Eucaliptos, às 19h30. A apresentação é gratuita e a classificação livre. Pensando no conforto do público estarão disponíveis 50 cadeiras. O cenário estará aberto a visitação com uma hora de antecedência e depois do espetáculo para que o público possa fotografar.

 ‘Paredes Externas’ é uma peça de teatro que se apropria e modifica o espaço da rua, para existir como espetáculo e tratar da temática das relações afetivas pela ótica de um casal em conflito. O projeto propõe um novo uso do espaço público e brinca com a invisibilidade da paisagem urbana ao instalar uma estrutura construída com ripas de madeira e tela transparente, no formato de um cubo vazado no teto.

Secretário Antônio Almeida em entrevista
 sobre o plano de cultura do Estado do Rio
O secretário de cultura, Antônio Almeida destacou que as atividades de rua servem para a criação de plateia. “A pessoa antes de irem ao teatro fica preocupada com a roupa, maquiagem, cabelo, enfim, se não estiver bem vestida, acabam se inibindo em visitar o espaço, o que difere das apresentações em praça pública. Lá, o público é pego meio que, de surpresa e não têm toda esta preocupação estética”, analisou o secretário.

O projeto multimídia encena uma peça, cujo cenário é uma estrutura quadricular, com área total de 16 metros quadrados, construída com ripas de madeira e cercada por telas transparentes. Com dramaturgia e direção de Pierre Santos, atuação de Mariana Quintão e Gabriel Delfino, supervisão artística de Miwa Yanagizawa, cenário de Carla Juaçaba e Bruno Siniscalchi. 

A peça participou do III Festival Internacional de Teatro e Artes do Teatro Elinga, em Angola, em maio deste ano e  foi contemplada pelo Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) – 2012. Depois de Queimados, a peça segue para Cinelândia, 28 de junho, orla de Copacabana domingo, dia 7 de julho e no Largo do Jesus (Morro do Vidigal), dia 14 de julho,


Serviço:

Paredes Externas – projeto multimídia que apresenta peça teatral - com texto e direção de Pierre Santos, com os atores Mariana Quintão e Gabriel Delfino - instalação urbana e cenários de Carla Juaçaba e Bruno Siniscalchi e exposição de instalação de artes plásticas.

Sinopse: As relações afetivas pela ótica de um jovem casal em crise. Projeto multimídia encenado na rua que também usa projeção de audiovisual ao longo da encenação.

Duração da peça: 40 minutos

A produção do espetáculo disponibilizará 50 cadeiras para acomodação do público durante a encenação teatral.

A instalação urbana/cenários é aberta à visitação pública, uma hora antes e depois das apresentações do espetáculo.

Locais e Horários:

Queimados: Praça dos Eucaliptos
Domingo, dia 23 de junho
Ás 19h30

Cinelândia (em frente á ALERJ)
Sexta, dia 28 de junho
Ás 18h e 20h

Orla Copacabana – Quiosque da Globo Rio ( perto da Rua Miguel Lemos)
Domingo, 7 de julho
Ás 18h e 19h30

Largo do Jesus – Morro do Vidigal (entre a Rua Benedito Calixto e Rua Dr. Olinto de Magalhães)
Domingo, 14 de julho
Às 18he 19h30

FICHA TÉCNICA

Direção e Dramaturgia | Pierre Santos

Elenco | Mariana Quintão e Gabriel Delfino Marques

Supervisão Artística | Miwa Yanagizawa

Arquitetura Cênica | Carla Juaçaba e Bruno Siniscalchi

Luz | Wendel Barros

Trilha Sonora | Daniel Roland

Projeção | João Reys

Vídeos | Dani Barbosa

Figurino | Melina Akerman

Pesquisa | Sofia Karam

Assessoria de Comunicação | PAGU Comunicação

Fotos | Marcella Garbo

Produção| Thatiana Mendonça - Margarida Produções

Desenhos e Montagem | Rodrigo Messina

Cenotécnicos: André Santinho, Pierre Santos e Magrinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.