segunda-feira, 3 de junho de 2013

Projeto planeja oferecer livros gratuitos em Queimados

Que a leitura é um hábito saudável ninguém discute. Por meio dela podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Monteiro Lobato declarou em suas obras que “Um país se faz de homens e livros”. Baseado nesta afirmativa, a Prefeitura de Queimados, através da Coordenadoria Executiva de Políticas Sociais trouxe para a cidade o Projeto Livro de Rua, que será desenvolvido em parceria com a ONG Ciclos do Brasil e tem por objetivo aumentar progressivamente os índices de leitura e ampliar o número de espaços que fomentem esta atividade no Município.

O projeto terá início no próximo dia 08 de junho, na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, com a distribuição gratuita de 1000 exemplares de vários gêneros: romances, obras científicas, de autoajuda, didáticos, religiosos, para crianças e jovens, entre outros. Quem passar pelo local pela manhã, entre 09h às 12h, vai poder levar para casa um livro gratuito. O único compromisso é passar adiante depois de ler, deixando em algum lugar público: Praça, Posto de Saúde, Padaria, Ponto de ônibus, entre outros. A atividade contará ainda com a apresentação da Companhia de Teatro Queimados Encena, que apresentará contação de histórias e poesias.

A vice-prefeita de Queimados, Márcia Teixeira, destacou a importância de estimular o hábito da leitura no Município. “Conheço esse trabalho há muito tempo e a ideia principal é trazer para a cidade à vontade pela leitura. Com os livros viajamos e concretizamos os nossos sonhos e ampliamos o nosso vocabulário. Quando o Prefeito Max Lemos criou a coordenadoria de políticas sociais, nos deu a missão de cuidar das pessoas e a cultura é uma área que estamos atuando com prioridade”, destacou Márcia.

O projeto Livro de Rua, que é mantido por voluntários e adeptos da causa da leitura, visa transformar o Estado do Rio de Janeiro em uma grande biblioteca pública. O projeto é inspirado no “bookcrossing”, movimento realizado em mais de 130 países, que distribui gratuitamente livros de diversos gêneros pela cidade com o intuito de que esses sejam “encontrados”, lidos e depois ganhem liberdade novamente. No projeto os livros podem ser libertos de duas formas: em locais públicos e nas Bibliotecas da Liberdade, espaço de leitura onde as pessoas podem retirar e deixar livros livremente.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.