sexta-feira, 28 de junho de 2013

Queimados participa de audiência pública sobre mobilidade urbana na Baixada Fluminense

Mesa de audiência pública 
Em decorrência das últimas manifestações que levaram a redução das passagens de ônibus entre outras reivindicações de movimentos populares, a Governança da Região Metropolitana da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizou nesta sexta-feira (28) uma audiência pública com autoridades públicas da região. O encontro teve o objetivo de debater com os prefeitos das 13 cidades da Baixada Fluminense sobre as melhorias no transporte público e tentar solucionar problemas crônicos relacionados à mobilidade urbana.        

A comissão especial da Alerj presidida pela deputada Aspásia Camargo que inclui também o deputado André Ceciliano conduziram a audiência no Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu. A audiência contou com a participação de representantes dos municípios de Queimados, Belford Roxo, Mesquita e Nova Iguaçu, da Agência Reguladora de Transportes (Agetransp), da Firjan, do Detro e da Supervia.

Secretário Elias José defende a melhoria do transporte  
Representando o prefeito de Queimados, Max Lemos, o secretário municipal de Transportes, Trânsito e Ordem Pública, Capitão Elias José, falou a importância do debate com a sociedade para melhorar o transporte público na Baixada Fluminense. “Precisamos melhorar as frotas de ônibus e sistema viário da Baixada. A questão sobre a melhoria do serviço prestado pelas empresas dever ser ampliada para outros setores. E é só ouvindo as pessoas que usam o transporte público que podemos solucionar esse problemas”, comentou Elias José.           

O encontro resultou em uma ata de reivindicações da sociedade civil. Os questionamentos serão utilizados para elaboração de projetos de lei, que resultem na melhoria dos serviços de transportes públicos como acessibilidade para deficientes, aumento da frota e linhas de ônibus, melhores condições de trabalho e fim da dupla função (motorista e cobrador) para os rodoviários.

Mais 40 ônibus novos adaptados para deficientes físicos  

Após reduzir a passagem das linhas municipais para R$ 2,65 na última semana, o prefeito de Queimados, Max Lemos, adiantou que uma nova frota composta por 40 ônibus zero quilômetro vão chegar para atender à população até final de julho desse ano. Todos os novos veículos serão adaptados para deficientes com elevadores para cadeirantes.       
   
O A redução de R$ 0,10, será custeado pelo Governo Federal através da Medida Provisória nº 617, que elimina a incidência de PIS/Cofins sobre a receita das empresas de transportes urbano rodoviário, metroviário e ferroviário. A alíquota anterior era de 3,65%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.