quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Carnês de IPTU serão emitidos pela internet em Queimados

Prefeitura optou por extinguir entrega dos boletos nas residências. Iniciativa além de reduzir gastos com papel, vai economizar cerca de R$ 200 mil anuais
Leandro Machado - Com o objetivo dar mais agilidade na emissão do carnê do Imposto Predial Territorial Urbano e, de quebra, colaborar com o Meio Ambiente e trazer ainda mais economia aos cofres públicos, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, deu início nesta semana ao projeto IPTU digital. A partir de agora, os carnês serão emitidos somente pelo site oficial da prefeitura,  não sendo mais entregues nas residências. Os contribuintes têm até o dia 20 de setembro para ter direito ao desconto de 5% e até 31 de dezembro para o pagamento sem juros.
Com a nova ferramenta, os cidadãos poderão imprimir seus boletos ou pagarem diretamente na internet, através do código de barras disponível no documento. Só no município de Queimados, o governo realizava a impressão de 97 mil carnês por ano. Mas para os moradores que não têm acesso à internet ou preferem pagar o boleto impresso, eles poderão fazer a retirada do documento na sede da Secretaria Municipal de Fazenda (Rua Alves, 86, Centro), de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Com o método antigo de enviar os carnês às residências, a prefeitura tinha um custo de cerca de R$ 200 mil anuais com serviços de gráfica e Correios. O prefeito Carlos Vilela falou sobre a iniciativa: “O IPTU Digital vai ser importante em diversos aspectos. Antes, por exemplo, tínhamos demora da empresa para realizar entrega e isso fazia alguns contribuintes perderem os prazos dos descontos. Hoje, a prefeitura investe em tecnologia para melhorar a vida de todos”, disse.
Outro benefício é a diminuição do impacto do papel no ambiente. Especialistas afirmam que o material demora cerca de seis meses para se decompor. O Secretário Municipal de Fazenda, Fábio Cristiano, ressaltou a quantidade de devoluções: “De todos os carnês emitidos, cerca de 40% são devolvidos pela empresa responsável pela entrega. Aí nós temos que descartar os papéis. Com os documentos disponíveis na internet, vamos economizar dinheiro público e cuidar do Meio Ambiente” ressaltou.
Como retirar o carnê?
A Secretaria Municipal de Fazenda divulgou que até esta quinta-feira (30) apenas cerca de 12 mil contribuintes quitaram o IPTU referente ao ano vigente. Para retirar o documento, o contribuinte deve ter em mãos o número da Inscrição Imobiliária. Depois é acessar o site da prefeitura de Queimados (www.queimados.rj.org.br) e clicar na aba Segunda Via de IPTU. Aí é só colocar os sete números referentes à inscrição imobiliária e imprimir o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.