sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Vila Central tem abastecimento de água reforçado

Bairro localizado na divisa com Japeri será contemplado com quase dois quilômetros de novas ligações que virão direto da Estação de Tratamento do Guandu

   Fotos: Igor Lima
Leandro Machado - O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, teve uma agenda importante na manhã desta sexta-feira (31). Ao lado do secretário de Obras, Alex Reis, e de representantes da sociedade civil, o chefe do executivo visitou as obras da CEDAE, que visam acabar com os problemas de falta d’água no bairro Vila Central, na divisa com o município de Japeri. São quase dois quilômetros de novas ligações que vão beneficiar cerca de 3 mil moradores.

Atualmente, os moradores da localidade têm um fornecimento de água potável precário, pois o abastecimento é ligado a uma rede que faz distribuição para diversos bairros, como: Engenheiro Pedreira e Delamari, em Japeri, ou por poços artesianos. A nova ligação, além de receber tubos novos e maiores, é direta da Estação de Tratamento do Guandu, que chega com mais qualidade e pressão nas residências.

Cerca de 10 homens trabalham diariamente e, neste momento, as obras estão na Estrada Francisco Antônio Russo. A previsão de entrega e normalização do abastecimento é para a próxima semana. O prefeito Carlos Vilela falou sobre a intervenção e a importância de chegar água de qualidade às residências: “Recebi um grupo de moradores e eles me mostraram as dificuldades diárias que enfrentam. Liguei para o presidente Jorge Briard e prontamente atendeu o nosso pedido”, ressaltou.

O comerciante Bruno Neri, 37 anos, é morador do Bairro Vila Central desde o nascimento. Ele é líder comunitário e foi um dos responsáveis por levar o pedido à prefeitura. Ele acompanhou toda visita e falou sobre a expectativa de novos tempos: “É bom quando temos nossas demandas atendidas. O prefeito logo se prontificou a nos ajudar. A esperança é que, agora, esse sofrimento termine”, destacou.

O problema da falta d’água está com os dias contados. Após a inauguração do reservatório Queimados I, na Vila Nascente, e do Booster, em Austin, a Cedae já finaliza o reservatório Camburi, Vila São João. A Prefeitura doou os terrenos para que a concessionária fizesse as intervenções que estão 89% executadas. As obras fazem parte do Programa de Abastecimento de Água para a Baixada Fluminense e consistem ainda no assentamento de 103 km de rede e a instalação de 10 mil hidrômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.