sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Ganhadores do projeto “Queimados Mais Sustentável” ganham visita ao Jardim Botânico

Alunos do Colégio Estadual São João apresentaram propostas sustentáveis para espaços públicos do município
Marina Mendes - Os 65 alunos ganhadores do “Queimados Mais Sustentável” - projeto desenvolvido pela Prefeitura na Semana Mundial do Meio Ambiente - ganharam nesta sexta-feira (24) um passeio pelo Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.
Na visita, que foi guiada por uma educadora ambiental, os estudantes do Colégio Estadual São João tiveram a oportunidade de conhecer o Museu do Meio Ambiente, onde aprenderam um pouco mais sobre flora, fauna, pesquisas desenvolvidas no local e legislação ambiental.
A proposta do concurso era incentivar a criação de um projeto em que cada turma escolhesse um local público do município para ser revitalizado e arborizado. As duas ideias sustentáveis e de implementação mais viável levaram o prêmio. Por meio da orientação de professores de Biologia, os alunos construíram maquetes com materiais reutilizáveis para expor os trabalhos.
As propostas selecionadas foram apresentadas pelas classes 3001 e 2001 (Ensino Médio Técnico em Logística). A turma do terceiro ano sugeriu a criação de uma área verde em frente ao Apart Hotel Premier Flat, enquanto que a 2001 apresentou um projeto de Parque Ecológico para o terreno próximo ao viaduto da cidade. O espaço, que fica no Centro de Queimados, contaria com lazer para crianças, quadra poliesportiva e iluminação apropriada.  
Para o Secretário Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, Cacau Nogueira, o projeto é válido em diversos sentidos. “Além da conscientização da importância e responsabilidade ambiental e social de cada indivíduo perante o planeta, as ações também incentivam os participantes a trabalhar coletivamente por uma política sustentável”, afirmou o gestor.
As estudantes Julia Hoffman (16) e Maria Letícia (17) foram duas das participantes do projeto. Julia, que é da turma 2001 afirmou que a experiência rendeu bastante conhecimento. “Levarei como recordação não só o trabalho desenvolvido nesse projeto, que era voltado para a minha cidade, mas também esse passeio, num local que tem diversidade e uma grande história”, disse a aluna.
Já para Maria, o trabalho e a visita ao Jardim Botânico fizeram todos trabalharem a consciência ecológica. “É importante nós pensarmos nas nossas atitudes socioambientais e assim ajudar de alguma forma quem nos ajuda, a natureza”, concluiu a estudante. 

2 comentários:

  1. Parabéns ao Colégio Estadual Sao João. O comprometimento com a Educação, só poderia leva ao êxito.

    ResponderExcluir
  2. O Colégio Estadual São João sempre fazendo acontecer, uma escola viva, com atitude e coragem de ousar! Parabéns a todos que contribuíram e participaram desse e de tantos outros projetos lindos!

    ResponderExcluir

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.