quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Queimados comemora Dia Nacional de Combate ao Fumo com palestras

Cerca de 200 pessoas recebem tratamento contra o tabaco no município todos os meses
Aline Lopes- 
Foto:Thiago Loureiro
Para alertar a população sobre os prejuízos que o tabaco pode acarretar às pessoas, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aproveitou o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”, comemorado nesta quarta-feira (29), para promover uma série de palestras para os usuários do programa municipal de Combate ao Tabagismo. Cerca de 50 pessoas participaram do evento que foi realizado no CETHID (Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes).
O tema é importante e merece destaque. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Conforme dados do Inca, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.
Foto: Thiago Loureiro
O dia foi de comemoração, mas também de reflexão. Além de sorteio de brindes e um café da manhã especial, os pacientes participaram de palestras que foram além do tema. Entre os assuntos discutidos estão Doenças Sexualmente Transmissível, Saúde Bucal e Tuberculose.
Fundado em 2010, o Programa atende atualmente cerca de 200 pessoas por mês e utiliza grupo de apoio como uma das técnicas de tratamento. De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª. Lívia Guedes, além do acompanhamento médico, o município fornece medicamentos. “O tabaco é muito prejudicial à saúde, além de provocar coisas mais simples como dentes e unhas amarelados, ele desenvolve doenças graves como câncer de pulmão e garganta”, explicou a gestora.

Para a Coordenadora do Programa, Kelly Pires, o usuário do cigarro também prejudica a outras pessoas: “Alguém que convive com fumante, acaba inalando a fumaça e, também, acaba ficando exposto aos malefícios do tabaco”, explicou.

Foto: Thiago Loureiro
As vésperas de receber alta do programa, o casal Jorge Rodrigues (56) e Luciana Souza (47), se sentem mais saudáveis e firmes na luta contra o tabaco: “Eu fumei durante 35 anos, porém chegou um momento da minha vida que eu vi que estava me fazendo mal e eu precisava parar. Procurei ajuda em uma Clínica da Família que me indicou esse programa, então chamei a minha esposa pra participar comigo e hoje estamos juntos no combate ao tabagismo”, disse o morador do Fanchem.


Para participar do programa, basta comparecer à sede do órgão - localizado na Rua Onze, s/nº, Vila Pacaembu - com identidade, CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.