sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Enfermeiros da rede básica de saúde de Queimados participam de capacitação sobre Aleitamento Materno

Promovida pela Prefeitura, palestra em comemoração ao “Agosto Dourado” abordou importância e desafios da amamentação 

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- Para encerrar o “Agosto Dourado”, mês que intensifica a importância da amamentação, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (30) o 1º Meeting de Aleitamento Materno para os enfermeiros da atenção básica de saúde na cidade. O evento, que aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Queimados (CEMEQ), contou com a presença da palestrante Ethel Souza, Mestre em alimentação, nutrição e saúde.

Durante a palestra, os profissionais de saúde aprenderam um pouco mais sobre aleitamento materno, formação de hábitos alimentares e microbiota intestinal na infância.

Para a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, é de suma importância de realizar esse tipo de capacitação para oferecer mais qualidade no atendimento da rede básica de saúde. “Quando capacitamos os enfermeiros formamos multiplicadores de informação, uma vez que eles estão em contato direto com as mamães para alertá-las sobre a importância do aleitamento materno”, explicou a gestora.  
 
Foto: Igor Lima
De acordo com o Ministério de Saúde, o ideal é que nos primeiros seis meses de vida, o bebê receba como alimento somente o leite materno, sem ingestão de sucos, chás, água ou qualquer outro líquido. Após esse período, a amamentação pode ser completada com uma alimentação leve e saudável.


Além de diminuir os riscos de doenças como diabetes e colesterol alto e reduzir a chance do desenvolvimento de quadros de obesidade infantil, a prática favorece um contato mais íntimo entre mãe e bebê. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.