segunda-feira, 20 de agosto de 2018

‘Dia D’ contra o sarampo e a poliomielite sem filas em Queimados

Prefeitura ofereceu 19 pontos de vacinação e imunizou 750 crianças. Meta é proteger 8.302 queimadenses com idade entre 1 ano e 5 anos incompletos

Aline Lopes- O Dia D de mobilização contra o sarampo e a poliomielite teve postos de saúde sem filas em Queimados, neste sábado (18). Isso porque a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou 19 pontos de atendimentos espalhados pela cidade e imunizou 750 crianças contra as doenças. A campanha vai até o dia 31 de agosto e é destinada a crianças com um ano a menos de cinco anos, independente da situação vacinal.


O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal e evitar o reaparecimento dessas doenças. Até o momento 4.329 doses foram aplicadas na cidade (2.186 de poliomielite e 2.143 de sarampo), mas a meta é imunizar 8.302 crianças queimadenses.

De acordo com a Secretária da Pasta, Drª Lívia Guedes, vacinar é um ato de amor. “Quando o responsável leva o seu filho para tomar o imunizante, além de ele estar protegendo a criança, colabora para evitar a reintrodução do vírus na sociedade. A vacina contra o sarampo, por exemplo, é tríplice viral, previne também contra a rubéola e a caxumba”, explicou a gestora.

O Prefeito Carlos Vilela também acompanhou de perto a mobilização na cidade na companhia do vice-prefeito, Machado Laz. “Oferecer o serviço de vacinação num dia de sábado é muito importante, pois tem responsáveis que trabalham durante a semana e não têm tempo para levar seus filhos no posto de saúde”, declarou o prefeito.

Vacina perto de casa

Para proteger a filha, Rebeca Ferreira (4), do sarampo e da poliomielite, Michael Moreira (37) aproveitou o “Dia D” para levar a pequena até a Clínica da Família Mauro Ferreira de Castro, que fica próxima a casa onde moram. “Eu e minha esposa trabalhamos muito e, por isso, não pudemos trazê-la logo no começo da campanha. Além disso, resolvemos levá-la na pediatra primeiro pra entender mais sobre a vacina e saber se realmente era necessário que ela tomasse”, disse o morador do bairro Belmonte.

A vacina está à disposição da população queimadense em 19 unidades de saúde mobilizadas pela Prefeitura de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para imunizar as crianças, os responsáveis devem procurar um dos pontos de atendimento com identidade e cartão de vacina do menor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.