terça-feira, 28 de março de 2017

Bairro Nossa Senhora da Conceição ganha unidade de Estratégia em Saúde da Família

ESF Regina Brito é entregue nesta terça-feira (28) em cerimônia de homenagem à moradora que mantinha trabalhos comunitários 

Jéssica Moreira – Os moradores do bairro Nossa Senhora da Conceição agora podem cuidar da saúde mais perto de casa. Isso porque a unidade de Estratégia em Saúde da Família Regina Brito foi inaugurada nesta terça-feira (28). A solenidade contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela e da Secretária de Saúde Dra. Lívia Guedes, além de vereadores e secretários municipais.

Batizada em homenagem à freira e professora Regina Brito, que morou no bairro e manteve uma creche comunitária para famílias carentes durante 25 de seus 62 anos de vida, a unidade marca a realização de um sonho para quem sempre precisou se deslocar para buscar atendimento médico.

É o caso da dona de casa Lindalva Toledo, 36, que comemora a chegada do posto à região: “Moro há 17 anos neste bairro e, ao longo desse tempo sempre precisei levar meus três filhos ao Centro Médico da Pedreira para vacinação e consultas com pediatras. Essa unidade vai mudar isso, atendimento mais perto de casa, sem condução e com acompanhamento para a família inteira”, afirmou.

Um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, cinco agentes de saúde, um dentista e um técnico de saúde bucal formam a equipe que será montada para atender os moradores do bairro. Dois agentes comunitários farão um levantamento neste primeiro mês para entender as demandas locais e o número de famílias a serem cadastradas (para cada 4 mil pacientes, uma equipe no modelo ESF é recrutada).

Segundo a Secretária de Saúde, Dra Lívia Guedes, “além desses beneficiados, os moradores do bairro Jardim Queimados também serão atendidos na unidade, que passará a abrigar outra equipe completa que trabalhava na ESF do bairro em questão”.

Durante seu discurso, o prefeito Carlos Vilela destacou que um dos pilares da atual gestão tem sido a vontade de dar continuidade aos projetos já existentes na saúde do município.

Imagens: Simone Silva - SEMCOM/ PMQ

“Outras Clínicas da Família estão em construção nos bairros: Paraíso, Valdariosa, Campo da Banha e Belmonte e devem ser entregues ainda neste ano. Isso não começou agora, já vem de um trabalho sério e voltado à população. Temos trabalhado para finalizar o que já foi iniciado pela gestão anterior para não desperdiçarmos tempo nem recursos e, assim, quem ganha é a população”, declarou o prefeito, que não deixou de mencionar a homenageada que foi lembrada na escolha do nome da unidade. Decisão aprovada pela filha Mariane Aparecida de Brito, 23, e sobrinhas Penha Aparecida, 48, e Elizangela de Brito, 41, presentes na solenidade.

“Ela lutou muito pelo município, pelas crianças. A creche era a vida dela. Lembro dela sempre dizendo que a creche era ‘casa do pão, da oração e da caridade’. Fica a saudade e alegria por ver o legado de solidariedade que ela deixou ser perpetuado no nome dessa unidade que tanto vai beneficiar o bairro da Conceição”, se emocionou Elizangela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.