sexta-feira, 31 de março de 2017

Queimados comemora Dia Mundial do Autismo com palestra e atividades pedagógicas

Prefeitura realizará série de ações, que incluem atividades pedagógicas e palestras, para comemorar o Dia Mundial do Autismo


Queimados renova contrato com médico geneticista para atendimento de doenças genéticas raras


Dine Estela: Unidos numa só bandeira: a garantia dos direitos aos autistas e dar um basta no preconceito. Com o tema: “Autismo, abrace esta ideia”, a Prefeitura de Queimados, por meio das secretarias municipais de Educação e de Saúde, irá realizar na próxima segunda-feira (3) uma vasta programação para lembrar o Dia Mundial do Autismo, comemorado em 2 de abril. A boa notícia fica por conta da renovação do contrato com o médico do geneticista, Dr. João Gabriel Daher, que continuará prestando atendimentos gratuitos referentes às doenças genéticas raras, entre elas o autismo. Às 10h, ele vai apresentar sua nova equipe de trabalho no Centro de Tratamento para a Hipertensão e Diabetes (CETHID), no bairro Vila Pacaembu.

A data também será marcada por diversas ações pedagógicas nas escolas da rede. Elas visam destacar a importância do atendimento dos alunos autistas na grade regular. As atividades começarão, a partir das 9h, na Escola Municipal Alberto Pirro  com a apresentação de uma bailarina, palestra sobre o autismo, depoimento de uma mãe e dinâmica de grupo entre os alunos das salas de recurso e os alunos das salas tradicionais para mostrar como é feita a interação dos alunos especiais com as outras turmas. (Rua Boa Viagem, s/n, Ponte Preta). Às 10h30 a Escola Municipal Metodista  fará a apresentação de um painel falando das diferenças e características dos autistas e atividades práticas da sala de recurso com a presença dos pais e da comunidade, além da apresentação de um vídeo sobre os autistas. (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu);
Para fechar a programação em grande estilo, o médico João Gabriel Daher e a Secretária Municipal de Saúde, a Dr.ª Lívia Guedes, farão, a partir das 14h, uma palestra sobre os “Desafios de quem convive com o autismo”, no Teatro da Escola Municipal Metodista (Av. Marinho Hemetério de Oliveira, s/n, Vila Pacaembu).  “Uma das principais queixas de pais de crianças com autismo é a falta de precisão no diagnóstico, aqui em Queimados não temos esse problema, já que somos uma das poucas cidades do Brasil que conta com um geneticista”, afirmou.
Aumentar a participação dos alunos autistas na comunidade escolar e superar o preconceito que eles geralmente sofrem, têm sido uma missão para a Secretaria Municipal de Educação. De acordo com o secretário Lenine Lemos, “as salas de recursos têm ajudado muito para melhorar a interação e inclusão desses alunos nas salas tradicionais, mas só com o apoio de todos poderemos melhorar ainda mais o desenvolvimento destes alunos especiais”, destacou.
O Dia Mundial do Autismo é comemorado em 2 de Abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o Autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 3 mil queimadenses. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos.
SERVIÇO:
Assunto: Dia Mundial do Autismo
Data: 03/04/2017 – Segunda-feira
Horários: Das 9h às 14h
9h - Escola Municipal Professor Alberto Pirro (Rua Boa Viagem, s/n - Ponte Preta); Apresentação de uma bailarina, palestra sobre o autismo, depoimento de uma mãe e dinâmica de grupo entre os alunos das salas de recurso e os alunos das salas tradicionais para mostrar como é feita a interação dos alunos especiais com as outras turmas.


10h- CETHID (Rua Onze, s/n – Vila Pacaembu): Encontro com pais de autistas e apresentação da equipe que atuará no tratamento de doenças genéticas raras.


10h30- Escola Municipal Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu): Apresentação de um painel falando das diferenças e características dos autistas e atividades práticas da sala de recurso com a presença dos pais e da comunidade, além da apresentação de um vídeo sobre os autistas.


14h- Teatro da Escola Metodista (Avenida Vereador Marinho Hemetério de Oliveira, s/n – Vila Pacaembu):
Palestra: “Desafios de quem convive com o autismo” com o médico geneticista Dr.º João Gabriel Daher e a Secretária Municipal de Saúde, a Dr.ª Lívia Guedes.
--


Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.