segunda-feira, 27 de março de 2017

Queimados vai ganhar mais uma Clínica da Família nesta terça

Unidade atenderá os moradores dos bairros Jardim Queimados e Nossa Senhora da Conceição com serviços de atenção básica de saúde 

Jéssica Moreira - O município de Queimados vai ganhar mais uma unidade de saúde: trata-se da Clínica da Família do bairro Nossa Senhora da Conceição, que será inaugurada nesta terça-feira (28), às 16h. A solenidade contará com a presença do Prefeito Carlos Vilela e da Secretária de Saúde, Dra. Lívia Guedes. 

Um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, cinco agentes de saúde, um dentista e um técnico de saúde bucal formam a equipe que será montada para atender os moradores do bairro. Dois agentes comunitários farão um levantamento neste primeiro mês para entender as demandas locais e o número de famílias a serem cadastradas (para cada 4 mil pacientes, uma equipe no modelo ESF é recrutada).

Além desses beneficiados, os moradores do bairro Jardim Queimados também serão atendidos na unidade, que passará a abrigar outra equipe completa que trabalhava na Clínica da Família do bairro em questão. O nome da unidade será Regina Brito, em homenagem a uma moradora falecida da região que mantinha uma creche comunitária para famílias carentes.  

De acordo com o prefeito Carlos Vilela, as Clínicas da Família são um marco que representa a reforma da atenção primária no município de Queimados. “O modelo tem como objetivo focar nas ações de prevenção, promoção da saúde e diagnóstico precoce de doenças”, frisou. Outras Clínicas da Família estão em construção nos bairros: Paraíso, Valdariosa, Campo da Banha e Belmonte e devem ser entregues ainda neste ano, segundo o prefeito. 

Ao todo, a rede básica de saúde do município de Queimados conta com 13 Estratégias de Saúde da Família (ESF), duas clínicas da família e três Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.