segunda-feira, 13 de março de 2017

Para cultivar sem precisar sair de casa

Prefeitura de Queimados está com 50 vagas abertas para curso gratuito de Horta Urbana para mulheres 

Foto: Luiz Ambrosio/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - Ter um cantinho para cultivar legumes e verduras em pequenos espaços pode ser uma boa alternativa para quem deseja ter uma alimentação mais saudável.  Para ensinar como montar uma horta em casa e os métodos adequados para mantê-la, a Prefeitura de Queimados irá promover em parceria com a EMATER-Rio e a Cruz Vermelha um curso gratuito de Horta Urbana para mulheres, um presente alusivo ao mês de março. Há 50 vagas abertas e as inscrições podem ser feitas a partir desta terça-feira (14), na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Rua Francisco Gabriel Neto, S/N – Vila Camarim).

Entre os principais objetivos do curso estão a integração entre a comunidade e o poder público, o estímulo à agricultura familiar e a segurança alimentar e o empoderamento das mulheres. Elas aprenderão como cultivar e comercializar os alimentos e terão a oportunidade ainda de contribuírem na renda da família.  A carga horária total é de oito horas. As aulas acontecerão nos dias 20 e 27 de março e nos dias 03 e 10 de abril, das 14 às 16h.

Além do estímulo à alimentação saudável, as alunas irão aprender a plantar em materiais recicláveis, como garrafas pet, pneus, vasilhas de plástico reutilizáveis, entre outros. Já com relação aos conteúdos, serão abordados temas como os fatores que compõem cada agroecossistema, entre eles o tipo de planta, o solo, o clima e o manejo adequado para cada tipo de horta caseira.  A ação conta ainda com o apoio das secretarias municipais de Agricultura, Saúde, Direitos Humanos e Promoção da Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

 CONSUMO SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL TAMBÉM NAS ESCOLAS

Foto: Luiz Ambrosio/Divulgação PMQ
De acordo com o secretário de Agricultura de Queimados, Abílio Cardoso, a ação visa propiciar as mulheres do município a terem uma vida ativa e participante na Horta Comunitária. Segundo ele, os alimentos produzidos serão aproveitados na merenda escolar das escolas municipais. “Em pouco espaço de tempo, nosso governo vai direcionar toda a produção desses alimentos para a Horta Municipal. Essas mulheres terão condições de participar ativamente na horta e ter como tirar, inclusive, legumes e verduras para o consumo dentro de casa. Nosso objetivo é que os estudantes aprendam a comer alimentos saudáveis para que assim cresçam com uma alimentação livre de alimentos nocivos à saúde”, afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.