sexta-feira, 24 de março de 2017

Curso gratuito para treinar e capacitar mototaxistas

Prefeitura de Queimados sela parceria com o DETRAN e oferecerá 100 vagas para cadastrados junto à Secretaria de Transporte 

Imagem: Thiago Loureiro/SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - Parte do cotidiano do município de Queimados, os mototaxistas facilitam a vida dos moradores que precisam chegar à escola, ao trabalho ou a pontos mais afastados da cidade. E para melhorar a qualidade do serviço oferecido aos usuários desta modalidade de locomoção, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito de Queimados e o DETRAN vai possibilitar que 100 condutores façam – de forma gratuita – o Curso Especializado obrigatório destinado aos profissionais da categoria.

De acordo com o Secretário da Pasta, Antônio Almeida, essa é mais uma medida para a completa regularização da atividade no município. “Dos 186 mototaxistas cadastrados, cerca de 80 já possuem essa capacitação. É um curso que, não fosse essa parceria, custaria em torno de R$400 aos motociclistas, mas que felizmente poderemos oferecer gratuitamente àqueles que querem trabalhar corretamente”, declarou.

O curso, instituído pela Resolução CONTRAN 410/2012, tem por objetivo garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito. Entre os conteúdos abordados estão noções básicas de legislação, ética e cidadania na atividade profissional, gestão de risco sobre duas rodas e o uso adequado de equipamentos de segurança. A carga horária total é de 30 horas/aula, cumpridas em cerca de 6 dias de curso.

Imagem: Divulgação DETRAN/RJ
Para definir os detalhes da parceria, a Chefe do Centro Pedagógico, Manoela Morgado e a Diretora da Escola Pública de Trânsito do Detran/RJ, Patrícia Barbeta, se reuniram com o Secretário Antônio Almeida nesta sexta-feira (24) para a escolha do local das aulas, que têm previsão de início para 17/04.

“Existem alguns requisitos para participar do curso, dentre as quais, por exemplo, estar há pelo menos dois anos habilitado. Nossa intenção é ajudar os motociclistas a exercerem uma função profissional com segurança para eles próprios e para os consumidores do serviço”, afirmou Patrícia Barbeta.

Para mais informações sobre a capacitação oferecida pelo órgão estadual, basta acessar o site oficial do DETRAN-RJ ou entrar em contato com a SEMUTTRAN de Queimados (Rua Olímpia Silva, 797, Centro – 2665-6101 / 2779-9813).

Quais são os requisitos para matrícula?* 

- Ter mais de 21 (vinte e um) anos.
- Estar habilitado no mínimo, há 2 (dois) anos na categoria "A".
- Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), decorrente de crime de trânsito, bem como estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
- Cópia do comprovante de rendimento mensal, não superior a um salário mínimo.
- Original do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo no nome do próprio ou o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em nome do proprietário (caso o aluno não seja o proprietário da motocicleta) mais autorização com firma reconhecida em cartório para utilização do veículo no curso.
- Ter bons antecedentes criminais.

*Fonte: http://www.detran.rj.gov.br/_documento.asp?cod=7823

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.