quinta-feira, 2 de março de 2017

Margens do Rio Camarim se tornam point de atividades físicas ao ar livre em Queimados

“Orla do Camarim”, como foi carinhosamente batizada pelos moradores, recebe diariamente centenas de corredores e ciclistas de várias regiões da cidade  

Imagem: Tiago Loureiro /SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - No início das manhãs ou quando o sol se esconde e ameniza um pouco do calor característico do verão fluminense, eles começam a aparecer: vindos de diferentes partes da cidade, adolescentes, jovens e idosos tomam as margens do Rio Camarim, no bairro Fanchem. Seja para caminhar, correr ou pedalar, os moradores - devidamente vestidos para a prática de exercícios físicos -, aproveitam o espaço que vem sendo revitalizado e urbanizado pela prefeitura para manter a saúde em dia.

É o caso da estudante Zilmar Bauer, 18, que comemora a existência de um local próximo de onde mora para gastar a sola dos tênis de corrida. “Antes eu precisava atravessar Queimados para correr na Vila Olímpica, no bairro Pacaembu, onde tem até uma pista legal. Mas com as obras aqui nas margens do Camarim está muito mais fácil para os moradores deste lado da cidade praticar uma caminhada, uma atividade em prol da saúde”, declarou a moradora da Vila do Tinguá.

As melhorias no local compreendem a implantação de serviços na rede de drenagem das ruas do entorno do rio, barragens, sistema de esgotamento sanitário com estação de tratamento, recuperação ambiental, iluminação e criação de áreas de lazer (duas praças, pista de skate, quadra poliesportiva e ciclovia). Elas ainda estão em processo de finalização, mas já fizeram do local um novo ponto de encontro para quem quer fugir do sedentarismo.

Imagem: Simone Silva /SEMCOM - PMQ
A bióloga Raquel Moreira, 39, por exemplo, caminha toda noite no local e notou muitas diferenças no espaço, que aguarda os últimos retoques para a inauguração oficial. “Chamo algumas amigas para se exercitarem aqui, mas a vida de quem mora ou trabalha no bairro – como é o meu caso – melhorou na totalidade. Tudo muito bem iluminado, muitas famílias passeando com crianças e animais de estimação e dá pra notar que há policiamento regular. Muito positivo ter algo assim perto de casa”, comentou.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Alex Dornellas, o empreendimento – que custou cerca de R$70 milhões – só foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Estadual.

“Cerca de dois quilômetros da região foram completamente reestruturados em obras que vão muito além da canalização do Rio, que teve como objetivo principal evitar enchentes e transbordamentos. Mas é gratificante perceber que essa obra estrutural se transformou em uma opção de lazer e esporte para os munícipes queimadenses”, afirmou o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.