quinta-feira, 30 de março de 2017

Mais atenção às mulheres vítimas de violência


 Queimados promove debate para melhorar atendimento

Rafaela Diniz - Seja na hora de fazer o BAM – Boletim de Atendimento Médico ou na prestação de queixa pela violência sofrida, é preciso sensibilidade para tratar das vítimas. Além de estarem extremamente fragilizadas, o constrangimento de ter passado por tal situação é enorme. Por isso, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, e a Secretaria Municipal de Saúde, promoveram na manhã desta quinta feira (30), o VI Fórum de Enfrentamento à Violência, com a temática “Revitimização Secundária: entraves no atendimento”.

Durante o debate, temas como o preconceito no atendimento e o julgamento às vítimas foram abordados. Segundo a palestrante convidada, Delegada Sandra Ornellas, a violência não é somente física. Segundo ela, existem danos psicológicos, sexuais e patrimoniais e, portanto, não cabe ao atendente da vítima julgá-la, mas sim, atendê-la da maneira mais objetiva e imparcial possível.

“A sociedade está dominada pelo patriarcado, mesmo com todo o discurso de igualdade que temos hoje, isso não passa de mera formalidade. Não chega às vias de fato. Por isso é importante que haja o treinamento adequado aos funcionários públicos que atendem às vítimas, para tirar essa ideia imposta de que ela é culpada pela violência sofrida, seja pela roupa que usava ou pela hora que estava na rua. Culpado pela violência é o agressor e ponto. Não cabe ao funcionário julgar”, explicou a delegada.

Já a Relações Públicas do 24° Batalhão de Queimados, Major Maria Margareth Souza Macedo, destacou a importância de fazer diferenciação de cada tipo de violência. “As pessoas precisam saber que a violência não está só dentro das casas, não está só nas ruas. Ela também está nas escolas, no trabalho, nos lugares onde menos se imagina que elas existam. E são vários tipos de violência. Não é só a violência física que conta, muitas vezes o bulling é uma forma de violência. Então, precisamos erradicar todo e qualquer preconceito dentro dos órgãos públicos”, disse.

Participaram do evento enfermeiros e atendentes dos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social do Município de Queimados. A Secretária de Saúde Lívia Guedes garantiu o apoio da Pasta ao enfrentamento à violência. “Tudo começa na saúde, com a realização do BAM – Boletim Médico de Atendimento. Estou muito feliz com a presença dos funcionários da Assistência Social e da Secretaria de Saúde, isso mostra que estamos progredindo, que os funcionários estão abertos a melhorar seu atendimento e torná-lo mais humanizado”, comemorou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.