terça-feira, 21 de março de 2017

Curso de Horta Urbana tem início em Queimados

Oferecido gratuitamente a 50 mulheres, aulas vão abordar as formas de cultivo de produtos sem agrotóxicos em pequenos espaços


Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
Rafaela Diniz - Plantar hortaliças, verduras e legumes dentro de casa e em espaços reduzidos. Essa é a proposta do curso de horta urbana oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura, a 50 mulheres, todas morador


as da cidade. Na última segunda-feira (20), foi realizada a primeira das quatro aulas do programa. As alunas aprenderam a escolher o local adequado para as hortas e o tipo de solo em que se podem plantar cada tipo de alimento. O curso tem duração total de oito horas, que incluem também atividades práticas.

Responsável por ministrar a aula teórica, a professora da EMATER Nova Iguaçu, Maria Rosa, abordou questões como alimentação saudável e alimentos livres de agrotóxicos. A aula foi realizada dentro do Horto Municipal, no bairro Fanchem.  O prefeito Carlos Vilela participou da atividade e explicou a importância da proximidade entre a prefeitura e os moradores. “A minha realização é ver as pessoas participando dos cursos e eventos oferecidos pela prefeitura. As vagas acabaram rapidamente, tanto que já estamos tentando viabilizar uma segunda edição do curso que pode contribuir na geração de renda dos moradores”, destacou.

A enfermeira e técnica em nutrição Maria Cristina Dias de 61 anos, moradora de Queimados, diz que o curso é uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o consumo dos alimentos. “O curso é ótimo. Eu acho que aprendizado nunca é demais, quanto mais você aprende, mais você se aperfeiçoa. Principalmente quando se trata de alimentação. Quando você tem uma boa alimentação, você tem uma boa saúde. Por isso, me interessei pelo curso, porque além de aprender como plantar exatamente, a gente aprende a fazer isso sem o uso de agrotóxicos”, disse.
Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura de Queimados, Abílio Cardoso, o espaço para as aulas práticas já está pronto e a partir da segunda aula, que será realizada na próxima segunda-feira (3), as alunas já começarão a colocar as mãos na terra. “Temos um solo muito bem preparado para elas, o Horto Municipal tem capacidade para atender a todas. Na segunda semana de aula, elas já vão começar a plantar. Essa aula teórica foi necessária para passar as noções básicas de como escolher o solo, como armazenar a terra em que vão plantar e como tratar dos alimentos enquanto estão germinando”, explicou.

Moradora do bairro Nossa Senhora da Glória, Odília Maria do Nascimento, de 71 anos também gostou da iniciativa. “Eu me interessei pelo curso, porque sou professora de técnicas agrícolas do Estado, então gosto de mexer com a terra, gosto do Meio Ambiente e de tratar das plantas. Acho que é sempre uma coisa boa adquirir conhecimento quando o assunto é mexer com a terra”, afirmou.

Aprendizado e fonte de renda

A proposta do curso, além de apresentar formas de se ter uma alimentação saudável para as famílias, é fazer com que as mulheres que participam dele tenham uma segunda fonte de renda. O objetivo é que as alunas comecem a produzir os alimentos em suas casas e façam parte do comércio local de frutas, verduras e legumes, que já está em crescimento no município.

Foto: Thiago Loureiro/Divulgação PMQ
“O que queremos com esse curso, é apresentar as técnicas, para que as mulheres do nosso município possam ajudar na renda familiar. Assim como acontece com a feira da roça, onde os agricultores locais vendem seus produtos para a população” explicou o secretário Abílio Cardoso.

Assim faz dona de casa Maria Auxiliadora Costa, de 73 anos, que possui uma plantação de frutas, legumes, verduras e hortaliças em seu pequeno sítio. “Eu acho muito importante a gente aprender sobre agricultura. Sempre que tenho oportunidade eu participo dos cursos oferecidos pela secretaria. Sempre fui da roça e realmente o plantio dentro de casa é bem diferente. Tenho uma barraquinha na feira da roça e o que eu planto eu levo pra vender. Agora, dentro de casa, vou plantar mesmo é pra consumir, porque também precisamos comer bem”, concluiu.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.