quarta-feira, 22 de março de 2017

Posto de saúde Júlio Barros reformula sistema de marcações de consultas

Com o objetivo de reduzir filas, unidade vai dividir em três dias o agendamento para as especialidades médicas

Jéssica Moreira - Clínica Médica, Pediatria, Pré-Natal, Ginecologia, Nutrição, Cardiologia são as especialidades oferecidas na Unidade Básica de Saúde Júlio Barros, localizada no bairro Paraíso. Com cerca de 2.600 atendimentos realizados por mês, os dias de marcação de consultas são sempre muito movimentados e, às vezes, as indesejadas filas acabam surpreendendo negativamente os usuários do serviço de saúde.

Para solucionar esse tipo de eventualidade, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,  estabeleceu que nos dias 28, 29 e 30 de março haverá agendamento para suprir a demanda reprimida de atendimentos. Uma das especialidades mais procuradas pela população, a ginecologia, por exemplo, terá cerca de 240 vagas para atendimentos só no mês de abril.

A administradora da unidade, Lilia Lima, explica que a medida foi pensada junto à gestão para melhor organizar o fluxo de marcações de consultas e evitar filas.

“Vamos trabalhar para normalizar a marcação que algum tempo atrás causou uma enorme fila na frente da unidade. Esperamos aliviar a procura, pois o próprio SUS preconiza: não deve existir, é desumano. Sou muito grata por todo apoio que tenho recebido da Dra. Lívia Guedes (Secretária de Saúde), que tem acompanhado cada detalhe desse novo planejamento, está sempre acessível.”, declarou.

Desde quando soube que estava grávida de Larissa – hoje com 1 ano e 4 meses –, a técnica de enfermagem Elaine de Vargas (36) sempre se consultou com os médicos da UBS, localizada no bairro onde mora há 16 anos.

“Os pediatras são ótimos. Só quem é mãe sabe a importância de poder contar com profissionais capacitados tão perto de casa. A equipe do posto é muito humana, já conhecem os pacientes, a família quase toda. Com mais organização, só tende a melhorar para nós, que buscamos o serviço de saúde frequentemente”, afirma Elaine.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
A UBS Júlio Barros funciona de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h e atende moradores de toda a cidade no modelo de ‘demanda espontânea’ (diferente das unidades de Estratégia em Saúde da Família, que têm limites geográficos definidos para atender).

Marcação para o mês de abril (sempre a partir das 8h):

28/03 - Ginecologia

 29/03 – Clínica Médica e Nutrição

30/03 – Pediatria e Cardiologia

Atendimentos:

Ginecologia – Segundas e quartas

Clínica Médica – Terças, quartas e sextas

Pediatria – Todos os dias

Pré-Natal – Quintas e Sextas

Nutrição – Terças, quartas e quintas

Cardiologia – Segundas e quintas

3 comentários:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.