segunda-feira, 20 de março de 2017

Educação Inclusiva para alunos com Síndrome de Down

Prefeitura realiza trabalho pedagógico que conta com sala de recursos e aulas de equitação. Escolas terão programação especial nesta terça-feira 

Dine Estela - A Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria de Educação, preparou uma programação especial para comemorar o Dia Internacional da Síndrome de Down, nesta terça-feira (21). Duas unidades da rede municipal de ensino, a Escola Professor Monteiro Lobato (Avenida Conde de Alzejur, nº 1135 – Bairro São Francisco) e a Creche Iracema Garcia (Rua Tirolesa, 1179 – Vila do Tinguá) vão realizar uma série de atividades, que incluem contações de histórias, música e dança. Elas vão das 8h às 17h e vão mostrar um pouco do trabalho pedagógico que é realizado na rede, que conta além das aulas regulares, com salas de recursos e até equitação.

A estudante da Escola Municipal Monteiro Lobato, Emanuele Belo dos Santos, de seis anos, é uma das que vão participar das atividades. Ela foi diagnosticada com Síndrome de Down e há quatro meses, antes de entrar para a rede municipal de ensino, não segurava sequer no lápis e mal se comunicava com as pessoas. Hoje, ela fala, canta, dança e principalmente já consegue escrever. Uma vitória contada pela mãe, Karine Belo, de 26 anos, moradora do bairro Nossa Senhora de Fátima. “Nós gastávamos muito dinheiro com escola particular e não podíamos ter um cuidador especializado no assunto. Ainda tínhamos que pagar fonoaudióloga, fisioterapeuta, entre outras coisas por fora. A rede pública de Queimados está mil passos à frente da rede particular”, contou emocionada.

A Creche Iracema Garcia também tem seu aluninho especial. O pequeno Davi, de 3 anos, também tem a síndrome de Down, mas quem disse que isso é um problema para a Creche e principalmente para a família? Ele dá até aulas de como mexer no celular, entra nos vídeos preferidos e até faz todas as coreografias, conta a mãe Kellen Furtado.  “Me sinto até emocionada com o carinho com que ele foi recebido não somente pelas professoras e diretora, mas pelos alunos que o incentivam o tempo todo”, contou. 

Em Queimados, os alunos são recebidos nas salas tradicionais, seguindo a política nacional da inclusão educacional, mas também recebem reforço com as salas de recursos. Elas possuem jogos pedagógicos, além de livros didáticos, computadores e aparelhos de TV. Já são 12 escolas com estes equipamentos e segundo o prefeito Carlos Vilela, “todas as 31 unidades educacionais, incluindo as creches, também serão equipadas no seu governo”. 

Trabalho que é referência   

Os professores cumprem 20h semanais, sendo 16h com atendimentos e 4 horas voltadas ao planejamento. A rede hoje possui 45 cuidadores para os alunos com necessidades educacionais especiais, além de 4 Intérpretes de Libras para alunos com deficiência auditiva. As escolas que ainda não têm salas de recursos, utilizam as dependências do Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE), que fica à Travessa Machado, nº 85 – Centro.  O programa consiste em identificar problemas relacionados à aprendizagem apresentados pelos alunos do ensino básico da rede municipal de ensino. 

O objetivo, segundo o secretário de Educação, o professor Lenine Lemos, é de proporcionar condições adequadas na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. “Através do NAE, os alunos são encaminhados também para outros atendimentos  de fisioterapia, psicoterapia, pediatria, psicologia, fonoaudiologia”, destacou.

A sede possui quatro consultórios informatizados e também conta com um sítio onde os alunos fazem aulas de equitação e uma piscina destinada para sessões de hidroterapia. O equipamento tem capacidade para atender mais de 700 alunos por mês.
Imagens: Thiago Loureiro - Divulgação/PMQ

O Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março, fazendo alusão aos 3 cromossomos no par número 21, característicos das pessoas portadoras da Síndrome de Down. O Dia Internacional da Síndrome de Down está no calendário oficial da Organização das Nações Unidas, sendo comemorado pelos 193 países-membros da ONU.

Um comentário:

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.