terça-feira, 21 de março de 2017

Programação variada para estimular a inclusão escolar


Prefeitura promove atividades comemorativas alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down em escola, creche e até no trânsito

Dine Estela - Histórias infantis, brincadeiras, palestras, teatro, dança, música e até conscientização no trânsito. Uma vasta programação foi promovida pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, nesta terça-feira (21), para comemorar o Dia Internacional da  Síndrome de Down. Os festejos começaram logo pela manhã, na Escola Municipal  Monteiro Lobato, no bairro São Francisco e se estendeu na parte da tarde para a Creche Iracema Garcia, na Vila do Tinguá e pelas ruas do centro.

O Secretário Municipal de Educação, o professor Lenine Lemos,  fez questão de participar das comemorações acompanhado da família, a esposa Ana Paula Lemos e sua filha, Julia Lemos, que também tem a síndrome. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar as melhorias para a atenção dos alunos especiais da rede municipal. “Hoje nós temos 12  salas de recursos que possuem jogos pedagógicos, além de livros didáticos e material de papelaria. Algumas contam com computadores e aparelhos de TV e segundo o prefeito Carlos Vilela, todas as escolas receberão estes equipamentos, incluindo as creches”, observou.

Moradora do bairro São Francisco, a dona de casa Terezinha Francisca, mãe da estudante Giovanna de Souza, de 12 anos, fez questão de participar do evento na Escola Municipal Monteiro. Segundo ela, a atividade serve para reduzir o preconceito. “Nossos filhos são muito inteligentes, basta você olhar para eles no meio das outras crianças, cabe a nós tornamos a inclusão social uma realidade cada dia mais. Só tenho a agradecer à prefeitura”, disse.  

Pela manhã, os alunos dançaram, brincaram e até cantaram nas dependências da Escola Professor Monteiro Lobato. À tarde, foram os próprios protagonistas na peça infantil realizada na Creche Iracema Garcia, que teve um rei: o pequeno Davi, de 4 anos, que também tem a síndrome de Down. A programação contou ainda com distribuição de um informativo sobre a síndrome de Down nas casas e comércios do município e exibição de um filme durante as solenidades e compartilhados nas redes sociais. Ambos foram produzidos pela secretaria de Comunicação Social da prefeitura e ressaltam a importância da inclusão escolar.

O vídeo pode ser acessado pela rede social da prefeitura pelo link: https://www.facebook.com/prefeituradequeimadosrj/videos/1364309226986291/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.