quinta-feira, 30 de março de 2017

Palestra alerta sobre os crimes ambientais

Iniciativa promovida pela Guarda Ambiental de Queimados tem como objetivo esclarecer à população e os novos concursados a cerca das práticas proibidas por lei

Leandro Machado - Olhos atentos e algumas anotações foram suficientes para elucidar dezenas de dúvidas sobre crimes ambientais durante a manhã desta quinta-feira (30) no encontro promovido pela Guarda Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Queimados, na Baixada Fluminense. Cerca de 40 agentes públicos e estudantes da rede estadual de ensino participaram do evento realizado na sede da Procuradoria Geral do Município (PGM), que teve o Capitão Thiago Fernandes, comandante da Polícia Militar Ambiental, como palestrante. A palestra contou com a presença do Prefeito Carlos Vilela, do Secretário da Pasta, Cacau Nogueira e do Major Carlos Henrique Mohr, comandante do destacamento do Corpo de Bombeiros da cidade.

Disposições da lei 9.608/98 que trata sobre crimes ambientais (contra meio ambiente, fauna, flora, poluição, entre outros, foram debatidas amplamente. O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destacou a participação dos novos agentes públicos estatutários: “Nós recebemos os novos guardas ambientais recentemente, vindos do último concurso público, e este encontro é importante para sanar qualquer dúvida. É bom ver órgãos de outros municípios e alunos para tratar de assuntos tão importantes como o ambiente”, ressaltou.

O encontro reuniu diversas pessoas ligadas ao tema de outras cidades como Guarda Ambiental de Mesquita e Nilópolis, além do Parque Municipal de Nova Iguaçu e da Rebio-Tinguá. Agentes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Queimados e alunos do CIEP 341 (Vereador Sebastião Pereira Portes). O secretário municipal de Meio Ambiente, José Carlos Nogueira, falou sobre o desafio a frente da pasta: “O tema sobre o ambiente é muito amplo e estamos aqui para dividir experiências. Temos a certeza que tudo que estamos fazendo hoje é um investimento para uma vida melhor no futuro”, destacou.

Sobre diversos temas debatidos, o Capitão Fernandes destacou ações do dia a dia vivido à frente do Comando da Polícia Ambiental. Segundo o PM, 80% das ocorrências oriundas de denúncias são de crimes contra a fauna e a maioria trata de maus tratos aos animais. “Existem muitas dúvidas referentes a estes temas, inclusive em agentes que tratam diariamente com o tema. Fico muito satisfeito em ver o poder público cada vez mais preocupado com o assunto. Sempre fizemos parcerias aqui no município e vamos continuar ajudando no que for preciso”, destacou.

De acordo com o capitão, as ilegalidades mais combatidas pela Polícia, além dos crimes contra a fauna e a flora,  são caça e pesca ilegais, queimadas, poluição, soltura de balões e extração mineral ilegal. 

Thais Pires tem apenas 16 anos, mas os assuntos ambientais já chamam a atenção da moça. Atenta a cada detalhe da palestra, a jovem estudante do CIEP 341 (Vereador Sebastião Pereira Portes) e moradora do bairro Paraíso em Queimados, elogiou a iniciativa e destacou os principais ensinamentos adquiridos no encontro: “Hoje a gente conseguiu observar crimes ambientais comumente cometidos e que passam despercebidos. Saio daqui mais consciente e atenta às questões ambientais”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.