segunda-feira, 13 de março de 2017

Operação para coibir irregularidades e garantir mais segurança


Secretaria de Transporte e Trânsito de Queimados intensifica fiscalização em vias principais. Transporte Escolar e Mototáxi precisam estar cadastrados na prefeitura

Leandro Machado - A Secretaria de Transporte e Trânsito de Queimados, com o apoio da Polícia Militar, realizou uma operação, nesta segunda-feira (13), para fiscalizar o transporte escolar e de mototáxi que atuam na cidade e também para autuar os motoristas que estacionaram seus automóveis em locais proibidos. As ações foram realizadas nas ruas Doutor Pedro Jorge, João Bernardo e Eugênio Castanheiras, no Centro. Até o fim da manhã, seis veículos estacionados irregularmente haviam sido rebocados e levados para o depósito público e seus condutores multados.

As infrações registradas ocorreram na Rua Eugênio Castanheiras, onde funcionam duas escolas particulares. Ao longo de toda a via é proibido estacionar, mas muitos ignoram a sinalização e param seus veículos no local diariamente. A operação vai continuar ao longo do mês e os motoristas que não respeitarem a sinalização terão seus carros rebocados e multados no valor de R$ 130,16 e ainda perderão quatro pontos na carteira de habilitação, de acordo com o art. 181, XVIII, do Código de Trânsito Brasileiro.

A rua com cerca de 400 metros, recebe inúmeros automóveis todos os dias, principalmente no horário de entrada e saída dos alunos das unidades escolares. O secretário de Transpor e Trânsito, Antônio Almeida, alertou sobre o tráfego na via: “Estacionar é proibido, mas existe uma tolerância de 15 minutos para o embarque e desembarque das crianças nas escolas. O motorista deve parar com o pisca alerta ligado para sinalizar aos demais que a parada é momentânea. Vamos intensificar a fiscalização para que a lei seja cumprida”, destacou.

A fisioterapeuta Josenilda Oliveira, de 33 anos, leva todos os dias quatro crianças para uma das escolas e vive a dificuldade em deixar os alunos com segurança. No dia da fiscalização, ela não levou cinco minutos para cumprir a tarefa: “Muito legal a ação, afinal, é muito difícil ter um local seguro para parar o carro e deixar as crianças, pois o tráfego é horrível. A gente fica numa segunda fila, ao lado dos automóveis estacionados irregularmente. Tomara que fique sempre organizado deste jeito”, disse.

Orientação aos mototaxistas

Os Mototaxistas que passavam pela Avenida Dr. Pedro Jorge eram parados e seus documentos e das motocicletas fiscalizados. O intuito é coibir o transporte irregular de passageiros. Atualmente, 183 profissionais estão aptos a realizarem o serviço na cidade e já tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial do Município. Para executar o ofício, o condutor precisa estar cadastrado na secretaria e cumprir as exigências como ser morador de Queimados, maior de 18 anos, ter a carteira categoria A, ter um curso específico para transporte de passageiros e ter uma credencial expedida pelo órgão municipal.

Fotos: Tiago Loureiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.