sexta-feira, 10 de março de 2017

Eficiência no atendimento de urgência e emergência

Prefeitura de Queimados firma parceria com CISBAF para ações de capacitação do SAMU

Jéssica Moreira - Seja por conta de uma queda ou um atropelamento, casos de urgência e emergência requerem atendimento rápido e eficiente por parte de profissionais de saúde. Para oferecer mais capacitação à equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Queimados, a Secretaria Municipal de Saúde e o CISBAF (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense) firmaram uma parceria para ofertar treinamentos como o desta sexta-feira (10) que tratou de “Técnicas de Abordagem ao Paciente Politraumatizado” e aconteceu no auditório da Sede de Vigilância em Saúde.

Os cursos, que dão direito a certificado de participação, serão ministrados por Fábio Rodrigues, Enfermeiro do Núcleo de Educação Permanente do CISBAF. De acordo com a Secretária de Saúde, Dra. Lívia Guedes, o público-alvo da iniciativa é, prioritariamente, formada pelos membros do SAMU. Porém, essa resolução é indispensável para que todas as frentes de atendimento estejam alinhadas no ato de cuidar das vítimas.

“O foco é o serviço móvel de atendimento de urgência, mas nossa intenção sempre foi integrar as forças. Então convidamos também as equipes do atendimento fixo, que aqui em Queimados responde pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Então aproveitando esse momento, abrimos a capacitação para o CETHID, a UPA e, se tudo der certo, integraremos também as equipes dos postos de saúde. O objetivo é comum: salvar vidas”, declarou.

Imagens: Thiago Loureiro/ SEMCOM - PMQ
Em concordância com a portaria nº 1.010, de 21 de maio de 2012, que determina que o ‘SAMU 192 deverá dispor de programa de capacitação permanente’ (Art. 11), a capacitação tem por objetivo promover a constante atualização dos profissionais da área. Segundo o Coordenador Administrativo do SAMU em Queimados, Elionai Lourenço, os treinamentos têm em média 4h de duração cada, e serão distribuídos ao longo do ano, para que em dezembro haja um simulado.

“A procura nos surpreendeu positivamente: tínhamos 30 vagas que foram todas preenchidas. É um desejo meu como médica e gestora viabilizar que o maior número de profissionais de saúde possível se capacite para melhor atender os que precisam do serviço de urgência e emergência. Por isso, vamos estudar as possibilidades de realizar as aulas em locais maiores, como um teatro, por exemplo”, declarou a gestora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.