quarta-feira, 30 de maio de 2018

Queimados registra aumento em atendimentos da atenção básica de saúde no 1º quadrimestre

 Houve crescimento de 28,8% em relação ao mesmo período de 2017. Secretaria de Saúde prestou contas à população nesta terça (29)


Foto: Igor Lima
Aline Lopes- Para manter a transparência em relação ao funcionamento do sistema de saúde pública de Queimados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última terça-feira (29) uma audiência pública de prestação de contas referente ao 1º quadrimestre de 2018. Na sessão, realizada na Câmara dos Vereadores, foram apresentados os serviços prestados pela Pasta, entre os quais se destacou o aumento de 28,8% nos atendimentos da rede de atenção básica (em comparação ao 1º quadrimestre de 2017). Foram realizados 182.789 mil procedimentos. Outro ponto positivo foi o crescimento de 185,8% nos atendimentos do Programa de Imunização.

Foto: Igor Lima
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, uma das principais metas da gestão é oferecer uma saúde pública humanizada e de qualidade. “Através da dedicação e esforço de toda equipe estamos conseguindo avançar. Muitas coisas boas estão chegando para os munícipes, como a inauguração de mais duas unidades de saúde e a maternidade municipal”, destacou a gestora.

A Audiência Pública atende a Lei Complementar n° 131/2009 e a Lei da Responsabilidade Fiscal nº 101/2000, Art. 9°, § 4°, que regem os princípios da publicidade e da transparência nos atos públicos.  

CETHID é referência no município


Foto: Igor Lima
Com 140.115 mil atendimentos realizados no 1º quadrimestre de 2018, o Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID) é referência no município, com diversos serviços, como: cardiologia, clínica médica, endocrinologia, angiologia, nefrologia, oftalmologia, neurologia, serviços sociais, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames laboratoriais, raio-x, sala de medicação, cuidados com pé diabético e classificação de risco. Dos pacientes que mais realizam atendimentos na unidade, estão os queimadenses, que representam 50,59% dos usuários e Nova Iguaçu aparece em segundo, com 31,16%.

Queimados ganhará sede própria do Tribunal Regional do Trabalho


Prefeito Carlos Vilela oficializou a doação do terreno para construção do prédio nesta quarta (30). Inauguração está prevista para dezembro deste ano

  FOTOS: Igor Lima
Leandro Machado - Até dezembro deste ano o município de Queimados ganhará uma sede própria do Tribunal Regional do Trabalho. Os documentos que oficializam a doação de um terreno da prefeitura para a construção do empreendimento foram assinados na manhã desta quarta (30) em cerimônia realizada na sede do TRT/RJ, no Centro do Rio de Janeiro. O encontro contou com a presença do prefeito Carlos Vilela e do presidente do órgão, o desembargador Fernando Zorzenon da Silva.

A nova sede está sendo construída em um espaço de 1.060 metros quadrados localizado na Avenida Camilo Cristófano, no bairro Vila Camarim, próximo à Delegacia Legal. Originalmente, a Prefeitura havia doado o terreno diretamente ao TRT/RJ. Assim, a oficialização de transferência de posse também serviu para retificar os termos da doação, desta vez feita à SPU (Secretaria de Patrimônio da União), que providenciará o termo de entrega da propriedade ao Regional fluminense.

Com a construção da sede própria do órgão, haverá uma economia de quase 180 mil reais por ano aos cofres municipais. O prefeito Carlos Vilela destacou a importância da presença do TRT-RJ no município: “Antes o queimadense tinha que se deslocar até ao Centro do Rio para resolver pendências relacionadas à justiça do trabalho. Essa parceria começou na gestão passada e, hoje, nós sacramentamos a doação do terreno para a sede própria. Essa construção traz economia aos cofres públicos E resulta em mais investimentos para a população”, disse. 

O projeto, devidamente aprovado pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), servirá como piloto para as construções de futuras sedes da Justiça do Trabalho no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o presidente do TRT/RJ, Desembargador Fernando Zorzenon da Silva, a obra é fundamental para reduzir custos. “Já economizamos cerca de 30 mil reais em aluguéis, gastos que podemos reverter em benefícios. Agradeço à Prefeitura de Queimados que foi fundamental para sede que beneficiará diretamente servidores e população”, ressaltou.  

A sede atual do Tribunal do trabalho funciona na Avenida Eloi Teixeira, 50, no Centro de Queimados, e tem jurisdição, além do próprio município, de Japeri e Paracambi. O prédio é cedido e custeado pela Prefeitura de Queimados. Os serviços de atendimento à população continuam sendo prestados no local, de segunda a sexta, das 9h30 às 16h30.

Vila Olímpica adere ao 'Dia do Desafio' e reúne mais de 200 pessoas para exercícios a céu aberto

 Iniciativa mundial que incentiva combate ao sedentarismo aconteceu nesta quarta (30). Alunos da SEMEL participaram de aulas de ginástica, zumba, atletismo, futebol e capoeira


Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Para motivar a população a praticar atividades físicas e assim melhorar a saúde física e mental, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), aderiu ao “Dia do Desafio”. Nesta quarta-feira (30), a ação promoveu o encontro de mais de 200 alunos na Vila Olímpica para aulas de ginástica, zumba, atletismo, futebol e capoeira a céu aberto.

Foto: Thiago Loureiro
Essa já é a 24ª edição do “Dia do Desafio”, iniciativa que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio e conta com mais de 3 mil cidades inscritas em mais de 14 países. Os municípios que aceitaram participar da competição terão que mobilizar o maior número de pessoas para a prática de atividades físicas e esportivas em 3 anos (2018 a 2020).

Foto: Thiago Loureiro
A meta é incentivar as pessoas a se exercitarem por pelo menos 15 minutos ao dia. Quem adotou esse hábito saudável há cerca de dois anos foi Letícia Louzeiro, de 60 anos, que atualmente faz as atividades no Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade (CELTI) e também na Vila Olímpica. 

“O esporte pra mim é tudo de bom, é o que ajuda a minha saúde física e mental, me dá ânimo para fazer minhas tarefas do dia. Todos precisam se movimentar também e sair do sedentarismo”, disse a moradora do bairro Vila Nascente.


Foto: Thiago Loureiro
A Vila Olímpica atende, em média, duas mil pessoas por dia em diversas atividades, como ginástica, balé, jazz, capoeira, judô, caratê, handball, vôlei, basquete, futsal, futebol, atletismo, entre outros. De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, a unidade passará por uma reforma em breve. 

“Queremos melhorar a estrutura para os nossos atletas poderem praticar as atividades com conforto. Entre as prioridades da obra estão a construção de uma nova sala de balé, a reforma da pista de atletismo e da quadra poliesportiva e a melhoria da iluminação local”, declarou o gestor.

Foto: Thiago Loureiro
Para se tornar aluno das diversas modalidades gratuitas oferecidas pela Vila Olímpica, basta ir à unidade (localizada na Av. Maracanã, s/nº, Vila Pacaembu), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e se inscrever. É preciso apresentar declaração escolar (em caso de crianças e jovens), atestado médico, uma foto 3x4 e cópias da certidão de nascimento, RG do responsável (para menores de 18 anos) e comprovante de residência.

Vacinação contra a gripe foi prorrogada até 15 de junho


Mais de 12 mil queimadenses já foram vacinados contra o vírus Influenza. Todos os 19 postos de saúde da cidade participam da campanha


Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas contra a gripe e em concordância com uma determinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Queimados prorrogará a campanha contra o vírus Influenza até o dia 15 de junho. Mais de 12 mil queimadenses já foram até um dos 19 postos de saúde da cidade para se vacinar, mas a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 32 mil moradores.

O público-alvo da vacina é formado por crianças com idade de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres que tenham dado a luz há até 45 dias, trabalhadores da área de saúde, pessoas com mais de 60 anos, jovens de 12 a 21 anos que participem de medidas socioeducativas, professoras da rede pública e privada e portadores de doenças crônicas.

Foto: Thiago Loureiro
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, todos os cidadãos que se enquadram nos pré-requisitos do Ministério de Saúde, precisam tomar a vacina “O que muitos não entendem é que esta e a melhor forma de prevenir a doença e ajudar a diminuir a proliferação do vírus”, explicou ela que ainda alertou que esse imunizante é trivalente, ou seja, previne a contaminação da A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.


Para se proteger contra o vírus basta procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa com identidade e cartão de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

terça-feira, 29 de maio de 2018

Coleta de lixo volta à normalidade a partir desta quarta-feira em Queimados


Equipes do setor de Conservação e Serviços Públicos estavam atuando apenas em situações emergenciais devido à falta de combustível

Marina Mendes - Como parte dos serviços afetados por conta da greve dos caminhoneiros, a coleta de lixo  volta ao normal a partir desta quarta-feira (30),  em Queimados, na Baixada Fluminense.  Em função da escassez de combustíveis no município, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços públicos, havia reduzido a escala dos caminhões de coleta que estavam atuando apenas em situações emergenciais, desde o último fim de semana.
A coleta de lixo ocorre três vezes por semana em todos os bairros, sendo às terças, quintas e sábados de um lado da linha férrea e às segundas, quartas e sextas do outro lado. Já na área comercial, o serviço acontece todos os dias, inclusive aos domingos após a tradicional feira livre, na Avenida Tinguá, no Centro.
De acordo com o Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Rogério Brandi, “a coleta de lixo chega em 98% dos domicílios da cidade”. Em quantidade, cerca de 90 toneladas de lixo são recolhidas nas residências e comércios do município diariamente. Quanto ao destino dos resíduos, o lixo é encaminhado e tratado devidamente desde o início do ano passado no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Paracambi.
Já na área da educação, as aulas das escolas municipais serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (4), já que a prefeitura decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira em virtude do feriado de Corpus Christi. No transporte, as linhas municipais estão rodando com 50% da frota e as intermunicipais com quase 80%. A Defesa Civil e a Ronda Municipal também estão funcionando normalmente.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Rede municipal de ensino suspende aulas até quarta-feira em virtude dos efeitos causados pela greve dos caminhoneiros


Já as unidades básicas de saúde irão atuar com atendimento reduzido e a coleta de lixo está sendo feita de forma emergencial. Frota de ônibus está reduzida em 25% 

Felipe Carvalho - Os efeitos causados pela greve dos caminhoneiros, principalmente a falta de combustível nos postos de gasolina, continuam gerando transtornos para o município de Queimados. Sem transporte escolar para os alunos e a dificuldade de locomoção encontrada pelos professores, fez com que a Secretaria Municipal de Educação suspendesse até a próxima quarta-feira (30) as aulas nas escolas da rede municipal de ensino.
Outro setor bem afetado pela greve foi o de Conservação e Serviços públicos. A coleta de lixo, remoção de entulhos e outros serviços estão sendo feitos em regime de operação especial.  A orientação é que os moradores evitem ao máximo fazer descartes desnecessários e que haja uma conscientização no sentido de reduzir a produção dos resíduos neste momento difícil.
Na saúde, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) não irá funcionar nesta terça-feira (29). As unidades de básicas de saúde, o Centro Especializado no Tratamento da hipertensão e Diabetes (CETHID) e o Centro de Especialidades Médicas (CEMEQ) funcionarão com atendimento reduzido. As viaturas da saúde farão o transporte de pacientes somente para tratamento no município, entre eles o de hemodiálise.
O transporte coletivo de passageiros por ônibus continua prejudicado. As empresas estão sem combustível para reabastecer a frota, que hoje atua com 25% da sua capacidade, tanto nas linhas municipais, quanto nas intermunicipais. Já as vans que fazem o trajeto Queimados/Central operam normalmente.
As aulas da Vila Olímpica do município também foram suspensas nesta terça-feira (29). Na Defesa Civil, o plantão 24 horas funciona normalmente, assim como o programa  Ronda Municipal, da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. “Assim que o abastecimento for restabelecido, a prefeitura voltará a oferecer normalmente os serviços que dependem de deslocamento por automóveis. Contamos com a compreensão de toda a população”, concluiu o prefeito Carlos Vilela.

Servidores públicos de Queimados recebem salários de maio nesta quarta

Proventos dos aposentados e pensionistas serão depositados antes, já nesta terça. Prefeitura decretou ponto facultativo na próxima sexta por conta do feriado de Corpus Christi
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- O feriado de Corpus Christi será com dinheiro no bolso para os servidores públicos de Queimados. Os cerca de 3 mil funcionários, entre estatutários e comissionados, receberão seus proventos, referente ao mês de maio, na próxima quarta-feira (30), véspera do recesso. Já os 413 inativos, entre aposentados e pensionistas terão seu pagamento na conta já na terça-feira (29). A Prefeitura mantém assim a tradição do governo municipal de depositar os salários antes mesmo da virada do mês.
Foto: Thiago Loureiro
O Prefeito Carlos Vilela decretou ponto facultativo nas repartições públicas na próxima sexta-feira (01). Somente os órgãos responsáveis pelos serviços públicos essenciais, como: a limpeza urbana, saúde, abrigos e Departamentos de Posturas Municipais irão funcionar. Já a Defesa atuará em regime de escalas por plantões para atendimento ao público.
“Honrar os nossos funcionários com seus honorários em dia é obrigação e demonstração de respeito. Até porque, é graças ao comprometimento deles que estamos conseguindo avançar. Sem contar que boa parte desses recursos são gastos aqui mesmo na cidade e desta forma movimentam a economia local”, declarou o Prefeito, ao lado do Secretário de Fazenda, Fábio Cristiano e de Administração, Deca Bahia.

O canto da superação

Coral formado por pacientes que se recuperam de AVC tem auxiliado moradores de Queimados a recuperarem a fala através da música
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Não importa o gênero. No repertório, tem MPB, gospel, samba... Um canto que encanta, traz vida e esperança de dias melhores. Esse é o coral superação, grupo formado por pacientes do Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID), vítimas de AVC - Acidente Vascular Cerebral -, que tentam recuperar a fala com o auxílio da música. Cada tom entoado traz consigo marcas e histórias de pessoas diferentes, mas com o mesmo objetivo: a luta pela reabilitação.  Em Queimados, a música é bem mais que arte e cultura, funciona também como remédio.
Foto: Thiago Loureiro
Ritmo, afinação, jogo de vozes e o tom mais adequado ficam em segundo plano nesse coral, criado há cinco anos pela fonoaudióloga Cátia Cristina Sampaio. Mesmo sem nenhuma formação musical, ela teve a iniciativa durante uma consulta e passou a usar o método como um dos tratamentos para auxiliar na recuperação da fala dos pacientes. Inicialmente, eram apenas sete integrantes, hoje mais de 50 já passaram pelo grupo e, no repertório mais que canções, exemplos reais de superação.


Foto: Thiago Loureiro

São canções que derrubam barreiras e fazem bem aos ouvidos. As vozes dos coristas ecoam tão forte que ultrapassam as paredes do consultório de fonoaudiologia do CETHID. Além de se apresentar todas às sextas-feiras na unidade, o grupo participa também dos eventos no município e já prepara um repertório especial para as festas de São João. “O objetivo é trabalhar a linguagem com técnicas alternativas, através da música, pintura e até mesmo massinha de modelar. O coral é formado, em sua maioria, por pacientes que sofreram consequências graves como afasia (ausência e/ou alteração na linguagem) e disartria (alteração na fala)”, explicou a fonoaudióloga.


Um dos mais animados da turma é o morador do bairro Eldorado, Jorge Melo, de 51 anos. Ele sofreu o AVC há pouco mais de três anos e desde então realiza o tratamento na unidade. “Perdi totalmente a minha voz quando tive a doença. Hoje, graças ao coral superação eu consigo falar e me comunicar. Mesmo com um pouco de dificuldade, mas dá para as pessoas me entenderem”, disse.

Foto: Thiago Loureiro
Além do Jorge, outros pacientes como o José Portugal, de 63 anos, que sofreu um AVC no início deste ano, também apresentaram melhora significativa após participar das atividades do coral.  “É uma forma diferente de fazer o tratamento que nos ajuda bastante. Nunca imaginei que através da música eu voltaria a falar”, declarou o morador do Vila Americana.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, os pacientes encontram o suporte necessário para o tratamento no CETHID. "Todos os envolvidos no projeto estão de parabéns. Qualquer forma de superação deve servir de exemplo. Eles provam que uma doença não é o fim e que sem determinação não se chega a lugar algum. É um grande orgulho ver esses pacientes superando os limites", destacou.
Quase 40 mil atendimentos
Foto: Thiago Loureiro
No mês passado, o CETHID realizou quase 40 mil atendimentos. Além do setor de fonoaudiologia, a unidade presta atendimentos de: cardiologia, clínico geral, endocrinologia, angiologia, nefrologia, oftalmologia, neurologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, psicologia, pé diabético e possui laboratório para coleta de sangue e um centro de imagem que oferece ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e raio-x.
Para fazer parte do Coral Superação ou ter acesso a esses atendimentos, basta ir até o CETHID, localizado na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h. Outras informações pelo telefone 21 2665-6952.

Queimados está com 100 vagas abertas em cursos de qualificação profissional promovidos pelo Pronatec


Plano Progredir busca promover a autonomia das famílias inscritas no Cadastro Único.  Inscrições podem ser feitas até o dia 30 de maio na Secretaria de Assistência Social

Marina Mendes - Estão abertas até o dia 30 de maio as inscrições para os cursos gratuitos de qualificação profissional do Plano Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social em parceria com Ministério da Educação. E em Queimados, na Baixada Fluminense, serão ofertadas 100 vagas, distribuídas nos cursos de recepcionista, agente administrativo, assistente financeiro e assistente de recursos humanos, todos promovidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). 
As inscrições podem ser feitas na hora, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social, que fica na Rua Eugênio Belo Castanheiras, 176 - Centro. Para participar, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e ter mais de 15 anos de idade. As aulas têm início previsto para 4 de junho e acontecerão no Centro Vocação Tecnológica de Queimados (CVT), de segunda a quinta-feira, das 13h20 até 17h40, com carga horária de 160 horas.
Depois de feita a pré-inscrição online, será emitido um comprovante, onde o candidato terá que levar no CVT juntamente com a carteira de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e 1 foto 3x4 (todos os documentos com a original e cópia). Não serão aceitas inscrições no dia de início das aulas.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, o programa é fundamental para a formação da juventude. "A oportunidade é essencial para os jovens que estão inseridos no cadastro único dos programas sociais. Para além da capacitação, os estudantes podem uma nova perspectiva de vida, com acesso ao trabalho e uma vida melhor", afirmou o gestor. 
Outros requisitos
Além da faixa etária determinada, o nível de escolaridade também será um requisito para efetuar a inscrição nos cursos. Para recepcionista, o interessado só poderá se inscrever se tiver o ensino fundamental II incompleto (do 6º ano 9 anoº), enquanto para os cursos de Assistente Administrativo e Assistente Financeiro, o aluno deverá já ter completado o ensino fundamental II. Para Assistente de Recursos Humanos, poderá se inscrever quem cumpriu ou não o ensino fundamental II.
A jovem Suelen Ávila, de 20 anos, é moradora do Bairro Inconfidência e assim que soube da novidade foi emitir seu CadÚnico. Ainda no Ensino Fundamental, ela viu no curso a oportunidade de melhorar suas chances de ingressar no mercado de trabalho. "Minha madastra soube e logo eu me interessei. Vou me inscrever no curso para recepcionista, que foi o que eu mais me identifiquei", concluiu.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Golfinhos da Baixada disputam competição em Brasília


Escola e Curso de natação de Queimados leva 23 atletas para a segunda etapa do Concurso Rei e Rainha do mar

Leandro Machado - O município de Queimados, na Baixada Fluminense, será representado em um dos principais pontos turísticos do Distrito Federal, no próximo domingo (27). A escola e centro de treinamento de natação queimadense vai disputar a segunda etapa do Concurso Rei e Rainha do mar nas águas do Lago Paranoá, em Brasília, com o objetivo de alcançar o lugar mais alto do pódio.

A delegação dos Golfinhos da Baixada desembarcou na Capital Federal nesta sexta (25) com uma delegação de 23 atletas. A maioria vai encarar o desafio na modalidade “sprint”, que consiste num percurso de um quilômetro de nado livre no lago.



Cinco atletas disputarão o Like Biathlon, prova que combina 1km de natação com 2,5 km de corrida. Queimados será representado ainda nas modalidades Lake Run, Classic, Chalenger e kids.

Os atletas representaram no último mês a equipe de natação do município de Queimados nos Jogos da Baixada e ficaram com a segunda colocação na classificação geral.

Cras atende população do bairro Vila Americana

Diversos serviços foram prestados para a comunidade, entre eles a emissão do cadastro único que garante a inserção em diferentes programas sociais do governo

Marina Mendes - Emitir o Cadastro Único (CadÚnico) e ser inserido em diferentes programas sociais do Governo Federal como Bolsa Família, Id Jovem ou Tarifa Social ficou mais fácil para os moradores de Queimados. Na manhã desta sexta-feira (25), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou no bairro Vila Americana, a terceira edição do projeto “CRAS ATENDE”. Na ocasião, 54 pessoas emitiram o cadastro, que é o documento utilizado para a seleção de vários benefícios.
O principal objetivo da iniciativa é inscrever e orientar as pessoas que precisam do CadÚnico, que é um instrumento do Governo Federal para tentar identificar todas as famílias de baixa renda do país. Nas edições anteriores, a ação acontecera nos bairros Fazendinha e Santo Expedito, que também fazem parte da região de abrangência do CRAS Santiago – junto com os  bairros Campo Alegre, Cidade Jardim Cabuçu, Coqueiro, Guandu, Jardim Alvorada, Passa Vinte, Vicente de Paula, Jardim Trevo, Meu Ranchinho, Parque Industrial, Santo Antônio, Todos os Santos, Vila Avante, Vila Floresta e Vila São João -  e cerca de 70 inscrições foram realizadas.
Para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, o intuito principal do CRAS ATENDE é levar o serviço de assistência para mais próximo da população. “Cada CRAS abrange determinada área específica, ou seja, atendem determinados bairros. Com o projeto, o equipamento municipal fica mais perto de quem precisa dos programas sociais de assistência, que são do Governo Federal”, declarou.
Já a Coordenadora da unidade, Alessandra Montalto, ressalta que o trabalho consiste em dar visibilidade aos serviços prestados pelo CRAS no município e facilitar o acesso do cidadão aos serviços. "Nosso intuito é ir diretamente até as comunidades, beneficiando as pessoas que têm dificuldade de acesso", explica.
Mais facilidade
Quem aproveitou a presença do CRAS no bairro Vila Americana para emitir o CadÚnico foi a moradora Susana Vieira, de 38 anos.  “Para quem tem filho pequeno é difícil ter um horário durante o dia para resolver esse tipo de coisa. Aqui ficou mais perto de casa, então adiantou quem precisava”, declarou a dona de casa.
O município de Queimados conta com oito CRAS espalhados pela cidade, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Para se inscrever em algum benefício ou saber mais informações, os interessados podem se dirigir a uma dessas unidades ou à Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Eugênio Castanheiras, n° 176 - Centro) portando documento de identificação, CPF e comprovante de residência. O órgão atende também pelo telefone (21) 2665-8322.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

Ronda Municipal prende em flagrante ladrão de bicicletas

Jéssica Moreira - Policiais Militares a serviço da Ronda Municipal de Queimados prenderam, em flagrante, Marcio Rodrigues Soares da Silva, pelo furto de uma bicicleta no bairro São Roque. Na manhã desta quinta-feira (24), o homem aproveitou a distração da vítima, que havia estacionado o veículo num bicicletário em frente a um supermercado e já pagava pelas compras, para cometer o crime.


Os agentes, que faziam patrulhamento próximo ao local, foram acionados e chegaram minutos após o incidente. Marcio apresentava um sangramento nasal e teve de ser protegido pelos policiais, pois populares tentaram linchá-lo. O rapaz foi levado à Unidade de Pronto Atendimento de Queimados (UPA 24h), onde foi atendido e, posteriormente, encaminhado à 55ª Delegacia de Polícia (Queimados).

Produtores de Queimados recebem incentivos do Programa Rio Rural

Iniciativa aposta em tecnologia para crescimento sustentável. Prefeitura tem facilitado agricultores no preparo do solo e prestando assistência técnica

Marina Mendes - Do coração do nordeste para Queimados. Essa foi a rota traçada há pouco mais de duas décadas pelo agricultor José Alves dos Santos (49). Na bagagem, o sonho de oferecer uma vida melhor para a família. Hoje, distante de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, sua terra natal, ele faz da terra sua fonte de vida e vê o objetivo inicial mais próximo de ser alcançado. Com o apoio da prefeitura local, ele é um dos 22 produtores da Microbacia Vista Alegre contemplados pelo Programa Rio Rural.
A iniciativa visa promover e incentivar a autogestão dos recursos naturais nas comunidades rurais através da sustentabilidade e faz parte do Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável em Microbacias Hidrográficas. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola (SEDRAG), tem apoiado este trabalho, tanto na divulgação, quanto no preparo dos solos e assistência técnica.
Criado em 2007, o intuito do Rio Rural é que os agricultores familiares adotem práticas como: preservação de nascentes, proteção de matas ciliares, conservação da biodiversidade e pastoreio rotacionado. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio (Seapec), o programa já beneficiou mais de 45 mil produtores familiares em 373 microbacias de 78 municípios fluminenses, o que vem harmonizando a produção de alimentos e a recuperação ambiental.
Para o Prefeito Carlos Vilela a implantação do projeto do Governo Federal no município é essencial para auxiliar e incentivar os agricultores familiares. “A agricultura familiar tem crescido a cada dia na cidade. Nossos produtores, inclusive, já estão abastecendo boa parte do comércio local. O Rio Rural é uma iniciativa muito importante, pois ao permitir a liberação do crédito financeiro aos agricultores, é possível investir mais na produção”, declarou o gestor.
Acesso às novas tecnologias
Já de acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Agrícola, Abílio Cardoso, o programa facilita o acesso dos agricultores familiares às novas tecnologias. “A medida estimula o desenvolvimento rural sustentável, aliando a geração de renda à preservação do meio ambiente”, destacou.
Seu José recebe o apoio técnico da prefeitura desde 2003. Há três anos, o criador de gado e produtor de cana, feijão de corda, aipim e milho, se cadastrou no projeto Rio Rural, mas foi há três meses que ele recebeu o incentivo de R$5 mil reais, que o ajudou a comprar 100 dúzias de cana forrageira e 2,5 mil metros de arame, que cercou uma parte do seu sítio de 1.5 hectares. “Eu nunca tinha utilizado nenhum benefício rural do Governo Federal, então pra mim foi ótimo. Já aumentamos a nossa produção e a ideia é ampliar ainda mais”, concluiu.

Em Queimados, o programa tem sido divulgado no Conselho Municipal da Agricultura e nas oficinas de capacitação oferecidas aos agricultores, que acontecem mensalmente na sede da Secretaria, além da presença do apoio técnico da Emater-RJ. Já em relação ao apoio técnico, a prática já é uns dos serviços oferecidos pela prefeitura, que já são mantidos nos sítios da zona rural da cidade com visitas semanais. A Secretaria fica na Rua Francisco Gabriel, s/nº, Vila Camorim, em Queimados. Para entrar em contato basta ir até o local, que tem o expediente de 8h às 17h, ou falar pelo telefone (21) 2779-8484.

Caravana da Ciência faz parada em creche de Queimados

Pequenos adquiriram novos conhecimentos de forma dinâmica e criativa com direito a exibição de filme e até planetário inflável
  
Leandro Machado - Um dia diferente, com muitas brincadeiras e, também, conhecimento científico. Os cerca de 160 alunos da Creche Municipal Vereador Gil do Glória, no Bairro Belmonte, ficaram encantados com as atividades realizadas, nesta quinta-feira (24), pela Caravana da Ciência, projeto da CECIERJ (Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro). É uma forma de aprender mais sobre o tema de forma dinâmica e criativa.
O projeto já funciona há 25 anos e trabalha com formação continuada de educadores do primeiro e também do segundo seguimento e alunos do curso de formação de professores. A proposta é proporcionar ao alunado, aos professores e à população um ambiente de educação informal, onde todos tenham um contato lúdico, direto e dinâmico com a ciência.
As brincadeiras fizeram sucesso entre as crianças. Bola de sabão, cinema com exibição de vídeos sobre o mosquito transmissor da dengue e amostra de animais peçonhentos foram algumas das atividades oferecidas. O planetário inflável também foi destaque entre os pequenos. 
O Secretário municipal de Educação, professor Lenine Lemos, ressaltou a importância da parceria: “Sabemos da grandeza do evento e quero agradecer a parceria com a CECIERJ. Vamos levar a Caravana da Ciência em outras unidades escolares do município e proporcionar mais conhecimento a nossos alunos”, disse.
A diretora da unidade escolar, Teresinha Malaquias, destacou a interação dos alunos com as atividades: “Foi um dia bem legal, as crianças adoraram. Mesmo sendo pequenos, é muito importante essa ligação, esse conhecimento com a ciência”, concluiu.

Projeto CRAS ATENDE chega ao bairro Vila Americana nesta sexta-feira

3ª edição da iniciativa oferecerá inscrição  no CadÚnico e também em benefícios como Id Jovem, Bolsa Família e Tarifa Social

Marina Mendes - O projeto ‘CRAS ATENDE’, desenvolvido pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, chega a sua 3ª edição na próxima sexta-feira (25). quem comparecer poderá se inscrever no Cadastro Único e ser inserido em diferentes  programas sociais do Governo Federal, observando o perfil de cada família e as regras de cada programa. Organizada pelo Centro de Referência de Assistência Social do bairro Santiago, a ação acontecerá na Unidade de Saúde Vila Americana, das 10h às 14h, que fica na Estrada Paulino Becker, s/nº. Os interessados devem comparecer ao local munidos de identidade, CPF e comprovante de residência.
Nas edições anteriores, o projeto visitou os bairros Fazendinha e Santo Expedito, que também fazem parte da região de abrangência do CRAS Santiago. O principal objetivo da iniciativa é disponibilizar, no mesmo espaço, uma série de serviços e orientações, de forma que seja possível garantir os direitos da população e aproximar o morador dos equipamentos municipais.
Para o Prefeito Carlos Vilela, promover esse tipo de evento em unidades de saúde da rede ou em escolas municipais tem sido uma eficaz estratégia da Prefeitura. “Sabemos que muitas pessoas não vão até os CRAS  ou por falta de tempo, dinheiro e até de conhecimento. Por isso, decidimos fazer nesse tipo de local, já que geralmente são bem movimentados pela população e ainda têm o público que queremos atingir”, afirmou o prefeito.  
Já para o Secretário Municipal de Assistência Social, Elton Teixeira, a iniciativa aproxima a população dos equipamentos. “Ao acontecer o atendimento dentro de um posto de saúde, o CRAS se aproxima do seu público alvo e ainda cumpre seu papel de dar a pessoas em vulnerabilidade social acesso aos serviços socioassistenciais" concluiu.
As oito unidades dos CRAS funcionam de segunda à sexta, das 8h às 17h. Para se inscrever em algum benefício ou saber mais informações, os interessados podem se dirigir a um dos CRAS ou à Secretaria Municipal de Assistência Social (Rua Eugênio Castanheiras, n° 176 - Centro) portando documento de identificação, CPF e comprovante de residência. O órgão atende também pelo telefone (21) 2665-8322.