segunda-feira, 28 de maio de 2018

O canto da superação

Coral formado por pacientes que se recuperam de AVC tem auxiliado moradores de Queimados a recuperarem a fala através da música
Foto: Thiago Loureiro
Aline Lopes- Não importa o gênero. No repertório, tem MPB, gospel, samba... Um canto que encanta, traz vida e esperança de dias melhores. Esse é o coral superação, grupo formado por pacientes do Centro Especializado no Tratamento da Hipertensão e Diabetes (CETHID), vítimas de AVC - Acidente Vascular Cerebral -, que tentam recuperar a fala com o auxílio da música. Cada tom entoado traz consigo marcas e histórias de pessoas diferentes, mas com o mesmo objetivo: a luta pela reabilitação.  Em Queimados, a música é bem mais que arte e cultura, funciona também como remédio.
Foto: Thiago Loureiro
Ritmo, afinação, jogo de vozes e o tom mais adequado ficam em segundo plano nesse coral, criado há cinco anos pela fonoaudióloga Cátia Cristina Sampaio. Mesmo sem nenhuma formação musical, ela teve a iniciativa durante uma consulta e passou a usar o método como um dos tratamentos para auxiliar na recuperação da fala dos pacientes. Inicialmente, eram apenas sete integrantes, hoje mais de 50 já passaram pelo grupo e, no repertório mais que canções, exemplos reais de superação.


Foto: Thiago Loureiro

São canções que derrubam barreiras e fazem bem aos ouvidos. As vozes dos coristas ecoam tão forte que ultrapassam as paredes do consultório de fonoaudiologia do CETHID. Além de se apresentar todas às sextas-feiras na unidade, o grupo participa também dos eventos no município e já prepara um repertório especial para as festas de São João. “O objetivo é trabalhar a linguagem com técnicas alternativas, através da música, pintura e até mesmo massinha de modelar. O coral é formado, em sua maioria, por pacientes que sofreram consequências graves como afasia (ausência e/ou alteração na linguagem) e disartria (alteração na fala)”, explicou a fonoaudióloga.


Um dos mais animados da turma é o morador do bairro Eldorado, Jorge Melo, de 51 anos. Ele sofreu o AVC há pouco mais de três anos e desde então realiza o tratamento na unidade. “Perdi totalmente a minha voz quando tive a doença. Hoje, graças ao coral superação eu consigo falar e me comunicar. Mesmo com um pouco de dificuldade, mas dá para as pessoas me entenderem”, disse.

Foto: Thiago Loureiro
Além do Jorge, outros pacientes como o José Portugal, de 63 anos, que sofreu um AVC no início deste ano, também apresentaram melhora significativa após participar das atividades do coral.  “É uma forma diferente de fazer o tratamento que nos ajuda bastante. Nunca imaginei que através da música eu voltaria a falar”, declarou o morador do Vila Americana.
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, os pacientes encontram o suporte necessário para o tratamento no CETHID. "Todos os envolvidos no projeto estão de parabéns. Qualquer forma de superação deve servir de exemplo. Eles provam que uma doença não é o fim e que sem determinação não se chega a lugar algum. É um grande orgulho ver esses pacientes superando os limites", destacou.
Quase 40 mil atendimentos
Foto: Thiago Loureiro
No mês passado, o CETHID realizou quase 40 mil atendimentos. Além do setor de fonoaudiologia, a unidade presta atendimentos de: cardiologia, clínico geral, endocrinologia, angiologia, nefrologia, oftalmologia, neurologia, serviço social, fisioterapia, nutrição, psicologia, pé diabético e possui laboratório para coleta de sangue e um centro de imagem que oferece ultrassonografia, eletrocardiograma, ecocardiograma e raio-x.
Para fazer parte do Coral Superação ou ter acesso a esses atendimentos, basta ir até o CETHID, localizado na Rua Onze, s/n, Vila Pacaembu, de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h. Outras informações pelo telefone 21 2665-6952.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.