sexta-feira, 18 de maio de 2018

Sequenciamento genético em busca do melhor diagnóstico

Prefeitura de Queimados consegue exame pioneiro na Baixada que vai facilitar tratamento de pacientes do núcleo municipal de doenças raras

Foto: Igor Lima
Aline Lopes- Um sopro de esperança! Assim começou a manhã desta sexta-feira (18) para o morador do bairro Fanchem, Renato Barbosa, de 35 anos, que há anos estava na luta para obter um diagnóstico preciso da doença, que o impõe uma série de limitações físicas. Nesta sexta-feira (18), ele fez um exame pioneiro na Baixada Fluminense: o “sequenciamento genético”, que tem o intuito de descobrir a síndrome genética que paciente possui, através da identificação da alteração do DNA. O procedimento foi realizado no Centro de Tratamento para a Hipertensão e Diabetes (CETHID), onde está instalado o ambulatório municipal de doenças raras.

Foto: Igor Lima
O material coletado será encaminhado para o exterior e a previsão é que o resultado saia em quatro semanas. O pedido do exame foi feito pelo médico João Gabriel Daher, responsável pelo núcleo de doenças raras do município, após suspeitar que o paciente tenha Síndrome de AME (Atrofia Muscular Espinhal).  Uma das formas mais inovadoras e eficazes para diagnosticar essa doença é justamente através do seqüenciamento genético, que se fosse pago custaria em torno de R$ 5 a R$ 10 mil. 

De acordo com o doutor João Gabriel Daher, o seqüenciamento genético é o exame mais moderno para identificação de síndrome. Segundo ele, após o diagnóstico, o paciente tende a apresentar melhoras no quadro clínico, entre elas respiração e força. “Esse exame é feito através de um aparelho chamado sequenciador, que identifica uma alteração microscopia do DNA. Com o laudo em mãos, iremos conseguir fazer um tratamento específico com ele, o que ajudará muito em seu quadro clínico”, destacou o médico.

Foto: Igor Lima
Já a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, ressalta o trabalho do município no campo das doenças genéticas raras. "Somos o único município da Baixada Fluminense que oferece atendimento gratuito para doenças raras e autoimunes. Dessa forma, conseguimos oferecer o conforto de ter um atendimento médico próximo de casa e um diagnóstico preciso aos nossos pacientes e também de outras cidades", afirmou ao lado do vice-prefeito Machado Laz, que também acompanhou o procedimento.

Após realizar o exame, Renato saiu da consulta com a esperança renovada e acredita que vai melhorar a qualidade de vida após o resultado.  "Antes, eu tinha que ir para muito longe para fazer meu tratamento e era muito complicado para mim e para a minha mãe. Poder ter um médico desse porte e perto de casa é otimo, pois dessa forma será mais fácil o acompanhamento e não tenho dúvidas que minha saúde vai melhorar", disse otimista.

O procedimento
Foto: Igor Lima
O sequenciamento genético é uma série de métodos bioquímicos que têm como finalidade determinar a ordem das bases nitrogenadas adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T) da molécula de DNA. A montagem do genoma é feito através da união de um grande número de sequências de DNA, que são juntadas para criar uma representação do cromossomo original do DNA em estudo.

Já a Atrofia Muscular Espinhal, doença a ser investigada, tem origem genética e se caracteriza na degeneração de neurônios motores, localizados no corno anterior da medula espinhal. A síndrome afeta aproximadamente 1 em cada 10 mil nascimentos. Entre os sintomas, estão:  hipotonia, paralisia, arreflexia, amiotrofia e miofasciculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.