segunda-feira, 14 de maio de 2018

Maternidade pública de Queimados terá capacidade para 500 partos por mês e cirurgias eletivas

Prefeito Vilela visitou obras de modernização, ampliação e reforma do prédio da antiga Casa de Saúde Bom Pastor, que têm previsão de entrega para este ano

IMG Felipe Bragança/SEMCOM - PMQ
Jéssica Moreira - O prefeito Carlos Vilela realizou, na última sexta-feira (11), mais uma visita técnica às obras de reforma, modernização e ampliação da maternidade municipal de Queimados, que terá capacidade para fazer até 500 partos por mês. Após anos de luta judicial, o governo municipal conseguiu concretizar o processo de desapropriação do imóvel da antiga Casa de Saúde Bom Pastor (unidade particular que era conveniada vinculada ao Sistema Único de Saúde e não conseguia se manter com os valores da tabela SUS). Acompanharam o gestor o Secretário Municipal de Obras, Alex Sander Barreto e o vereador Alex Dornellas.
IMG Felipe Bragança/SEMCOM - PMQ
O custo da obra é de aproximadamente R$2 milhões e a previsão é de que o equipamento seja entregue à população ainda em 2018. Além da maternidade, a unidade também fará cirurgias eletivas, como remoção de miomas, histerectomia (retirada do útero) e laqueadura com planejamento familiar, além de oferecer todos os componentes da Rede Cegonha, como pré-natal, parto e nascimento, cartório para registro de nascimento e laboratório para exames de rotina.

O prédio da antiga Casa de Saúde Bom Pastor está sendo todo readaptado e terá até elevador. A maternidade contará com 42 leitos de internação - entre materno-infantil e cirurgia eletiva ginecológica - e dois centros cirúrgicos.

IMG Felipe Bragança/SEMCOM - PMQ
O prefeito Carlos Vilela comentou a expectativa de entregar a maternidade para a população e esclareceu o motivo do fechamento da unidade há cerca de quatro anos. 

“Os antigos donos não conseguiram manter a unidade funcionando por conta dos custos e da defasagem da tabela SUS. Não foi a prefeitura quem fechou, pelo contrário, vamos abrir uma maternidade pública, do povo.  Não só os bebês voltarão a nascer aqui na cidade, como teremos um centro cirúrgico para cirurgias eletivas ginecológicas, mesmo no momento difícil que nossa economia passa”, destacou o prefeito.

Renata Santos - IMG Igor Lima/ SEMCOM - PMQ
Uma das futuras mamães que vai se beneficiar da reabertura da maternidade é a vendedora Renata Santos (26). Com três meses de gravidez, ela realiza o pré-natal na Clínica da Família Pastor Rosalvo Dantas, no Valdariosa e já se sente tranquila ao saber que poderá ter o filho sem sair da cidade.

“É uma ótima notícia para nós mulheres, porque não será preciso se preocupar com transporte nem se deslocar para longe para termos nossos bebês. Vai facilitar a vida de muita gente”, comemorou a moradora do bairro Valdariosa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.