sexta-feira, 11 de maio de 2018

Queimados realiza Copa do Mundo Estudantil

Países da Copa serão representadas por escolas municipais em competição que vai reunir cerca de 300 crianças e adolescentes 

Leandro Machado - Façam suas apostas, afinal, o Mundial começa na próxima semana. Não, não erramos a data do início da competição na Rússia. A bola vai rolar no próximo dia 16 para a Copa do Mundo Estudantil de Queimados, na Baixada Fluminense. O evento, realizado pela Prefeitura local vai reunir 300 alunos da rede pública de ensino, reunirá 12 escolas municipais representando as seleções que irão à competição da FIFA, nas modalidades sub-9, sub-11 e sub-13 de futsal. A apresentação oficial, com direito a desfiles das delegações, aconteceu nesta sexta (11), no Ginásio Metodista de Queimados.

A representação dos países do Mundial vai além do esporte. Os professores estão realizando um trabalho pedagógico nas escolas, no qual são abordados temas relevantes como cultura, política e geografia das nações que atua cada unidade.  A apresentação oficial, com direito a desfiles das delegações, aconteceu nesta sexta (11), na Vila Olímpica de Queimados. Participaram da cerimônia o Prefeito Carlos Vilela, os secretários de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, de Educação, Lenine Lemos, de Obras, Alex Reis, de Administração, Deca Bahia e o vereador Alex Dornelas. 

O mundial estudantil, que surgiu da parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Esporte e Lazer, promete ser acirrada. Logo na primeira rodada, a tabela marca um grande clássico: França e Inglaterra. Ou melhor, E.M Ana Maria dos Santos Perobelli e E.M. Metodista. Ah, e que tal acompanhar ao vivo a fortíssima Espanha contra o Egito? Claro que estamos falando do confronto entre os alunos dos colégios Professor Ubirajara Ferreira e Joaquim dos Santos. A certeza é de bola rolando e muita diversão. Além de troféus e medalhas, os times campeões farão uma visita ao Maracanã, palco da final do Mundial de 2014.

Alunos de 12 unidades escolares representarão as principais seleções da Copa da Rússia: E.M. Pastor Arsênio Gonçalves (México), E.M Alan Kardek (Argentina), E.M. Professor Ubirajara Ferreira (Espanha), E.M. Metodista (Inglaterra), E.M Ana Maria dos Santos Perobelli (França), E.M Professora Maria Corágio Xanxão (Japão), E.M Tiradentes (Japão), EM. Professor Gilvanei da Fonseca (Uruguai), E.M. Joaquim dos Santos (Egito), E.M Eloi Dias Teixeira (Alemanha) e E.M. Santo Expedito (Rússia).

E a seleção brasileira? O Brasil vai ser formado pelos melhores atletas da competição para enfrentar o grande campeão da Copa. Desportista, o prefeito Carlos Vilela apontou o time verde e amarelo como favorito ao hexa, mas na competição estudantil, ele disse que a expectativa não é conhecer o vencedor: “O campeão pouco importa, temos aqui crianças que serão nossos cidadãos de amanhã e esta sinergia entre esporte e educação resulta em um futuro digno para cada um deles. É para isso que lutamos todos os dias. Que seja uma grande competição”, disse.

O secretário de Educação, Lenine Lemos, destacou a relevância da prática esportiva nas escolas: “Queremos fomentar a educação física, cada vez mais, nas unidades escolares. Tivemos um excelente desempenho nos Jogos da Baixada este ano e vamos investir na educação física diária. Esta competição é a primeira de muitas atividades que estamos desenvolvendo”, destacou. Já o secretário de Esporte e Lazer, Júlio Coimbra, falou sobre o fortalecimento esportivo na cidade: “Essa competição é muito especial, pois vamos levar o futsal e a cultura dos países aos quatro cantos da cidade. É o crescimento esportivo e intelectual de nossas crianças”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário sobre esta notícia.